O famoso chocolate do Dubai, inspirado na tradicional sobremesa árabe 'Knafeh', tornou-se um fenômeno global e chegou recentemente a Portugal, gerando uma autêntica febre entre os consumidores. Com recheio de pistáchio e kadayif, a iguaria tem sido tão cobiçada que muitos portugueses correm para os supermercados para garanti-la antes que esgote.
Das prateleiras dos supermercados ao sucesso viral
Nesta quinta-feira, dia 20 de março, o Lidl lançou a sua versão do chocolate do Dubai em Portugal, vendendo uma barra de 122g por 4,99 euros. A alta procura pelo produto levou à rápida escassez nas lojas, evidenciando o impacto da tendência entre os consumidores. O Jornal A VERDADE falou com consumidores do produto que falaram de várias pessoas a comprar o chocolate pelas 08h00. Pela hora de almoço eram vários os supermercados que já tinham o doce esgotado.
Origem
O chocolate do Dubai foi criado em 2021 por Sarah Hamouda, fundadora da Fix Dessert Chocolatier, nos Emirados Árabes Unidos. Inspirada pelo doce árabe knafeh, a empresária desenvolveu a tablete recheada de pistáchio e kadayif durante a gravidez, à procura de um "sabor único". No entanto, foi apenas em dezembro de 2023 que o produto se tornou viral, graças a um vídeo no TikTok da influenciadora Maria Vehera, que exaltou a iguaria.
Desde então, o chocolate do Dubai esgota em minutos por onde passa, tornando-se um item de desejo global.
Fotografia ilustrativa