logo-a-verdade.svg
Vila Nova de Gaia
Leitura: 2 min

PSD aprova candidatura de Luís Filipe Menezes à Câmara de Gaia por unanimidade

Antigo presidente da autarquia regressa como cabeça de lista do PSD nas eleições autárquicas de 12 de outubro

Redação

A Comissão Política do PSD de Vila Nova de Gaia aprovou, esta sexta-feira, por unanimidade a candidatura de Luís Filipe Menezes à presidência da Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas, marcadas para 12 de outubro de 2025.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a concelhia social-democrata justificou a escolha com “o notável percurso” do ex-autarca, que liderou os destinos do município durante 16 anos, e com a sua “profunda ligação ao concelho”.

Para o PSD-Gaia, Menezes representa “ambição, coragem, visão, capacidade de decidir e de fazer”, sublinhando ainda que esta escolha revela a “maturidade política” da estrutura local do partido, ao saber “congregar experiência e ambição numa escolha que honra o passado e prepara o futuro”.

A candidatura de Menezes será ainda votada pela Distrital do PSD do Porto, numa reunião agendada para a manhã deste sábado. Já o anúncio oficial está marcado para segunda-feira, dia 7 de julho, às 18h00, no Hotel Hilton, em frente ao Cais de Gaia.

Durante esta cerimónia, será também apresentado o candidato à presidência da Assembleia Municipal, o mandatário da candidatura e o presidente da Comissão de Honra.

Regresso à corrida autárquica

Luís Filipe Menezes, médico de formação, foi presidente da Câmara de Gaia entre 1997 e 2013, tendo sido uma das figuras mais marcantes do PSD a nível local e nacional. Após uma ausência de mais de uma década da liderança do município, o regresso à corrida autárquica acontece num contexto de oposição à atual governação socialista.

Quadro político em Gaia

Além de Menezes, são já conhecidas outras candidaturas à Câmara Municipal de Gaia, nomeadamente:

  • João Paulo Correia, atual deputado e ex-secretário de Estado, pelo Partido Socialista (PS);

  • André Araújo, pela Coligação Democrática Unitária (CDU);

  • Daniel Gaio, pelo Volt Portugal.