Com uma expectativa de participação superior a 20 mil pessoas, o evento consolida-se como uma das principais iniciativas dedicadas à juventude na região. O cartaz inclui concertos, festas, desporto, atividades radicais, experiências tecnológicas e momentos culturais, com destaque para os espetáculos de Piruka (18 de julho) e Van Zee (19 de julho), que sobem ao palco no Parque Urbano de Rio Tinto.
Entre as novidades desta edição está a noite de stand-up comedy, agendada para 25 de julho, e a já habitual Silent Party, que encerrará o festival na noite de 26 de julho, no Parque Urbano de Gondomar.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, o Festival da Juventude representa “um dos momentos mais marcantes do ano para os jovens gondomarenses”, reforçando “o investimento do município nas novas gerações e a promoção de estilos de vida saudáveis e participativos”.
As atividades incluem torneios de futsal, paintball, beach volley, street basket, atividades náuticas no Douro, cinema ao ar livre, experiências de realidade virtual, caminhadas, festas da espuma e dias de praia. A participação é gratuita, embora algumas atividades requeiram inscrição prévia através do site da Câmara Municipal de Gondomar.