logo-a-verdade.svg
Resende
Leitura: 4 min

A Festa das Cavacas de Resende volta a animar o concelho de Resende

A Festa das Cavacas chegou a Resende para mais uma edição deste certame que, durante os dias 29 e 30 de março, celebra uma das iguarias mais bem conhecidas do concelho, a Cavaca de Resende. 

Redação

Um “ícone gastronómico” da região, este é o doce que dá o nome a esta festa que ao longo deste sábado, dia 29 de março, ocupou o centro da vila com uma tenda preenchida por produtores locais e animação musical.

“A nossa maneira de atrair o povo é assim, adoçando-lhes a boca, como é evidente, não é?”, brinca o presidente da câmara municipal, Garcez Trindade.

As cavacas, “os nosso doce e produto regional”, é a razão principal por detrás desta festa “que já tem tradição cá em Resende” e é uma “obrigação da autarquia dar asas para que isto aconteça”, acrescenta o autarca.

Esta festa representa uma oportunidade “para que os nossos produtores de cavacas e de outros produtos regionais possam mostrar e vender os seus produtos”. E é através de iniciativas como esta que o concelho consegue combater “a falta de acessibilidades concretas às vias rodoviárias estruturantes, efetivamente temos que desenhar aqui algumas práticas para que possamos ultrapassar esta questão”, salienta o presidente.

Assegurando que as expectativas para este encontro são: “As melhores que possam imaginar. Nós temos notado que com este investimento, que tem sido progessivo e à nossa medida, as pessoas têm respondido cada vez mais. Portanto, a expectativa é que a adesão de pessoas a esta festa seja superior à do ano passado que, já foi um ano muito bom”, realça Garcez Trindade. 

Os doces regionais são o destaque desta festa mas o município frisa que a edição deste ano “até conta com uma tenda maior do que o costume para albergar aqui também alguma animação musical”.

Por fim, o presidente de Resende não desperdiçou esta ocasião para estender um convite para “daqui a uma mês ou dois virem aqui à Festa da Cereja”, outra ocasião e produto de marca da região.

O primeiro dia da Festa da Cavaca de Resende, marcou a abertura oficial da feira e dos seus postos de venda. Contando com a animação musical do Grupo de Bombos da Associação Miomães em Movimento; dos Pauliteiros de Sendim e dos Irmãos Morais. 

A festa continua mais tarde pelas 21h00 com um espetáculo de Folclore e atuação dos ranchos folclóricos de Santa Maria de Cárquere; Santa Maria de Barrô; São Pedro de Paus; São Cipriano e São Miguel de Anreade. Concluindo este dia de festa com o Grupo Musical “AF”, pelas 23h00.

No segundo dia de festa, a abertura da tenda dá-se pelas 10h00 com o grupo de bombos da Associação “Padre Antonino Pinto Duarte” e do grupo musical “Estrelas da Primavera”. A programação continua depois da hora de almoço, às 14h30 com atuação do Grupo de Bombos “Bom’Mouros” da Irmandade São Francisco Xavier; o espetáculo musical “Filhas da Mãe” e a apresentação da Classe de Conjunto de Concertinas da Academia de Música do Município de Resende.