logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 2 min

CP transporta mais de 100 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025

A CP – Comboios de Portugal bateu um recorde histórico ao transportar mais de 100 milhões de passageiros no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 9,3% face ao mesmo período do ano anterior, o que representa mais sete milhões de utilizadores.

Redação

Em comunicado à comunicação nacional (Observador), a empresa destacou tratar-se de um “recorde absoluto para o primeiro semestre de um ano”, com aumentos em praticamente todos os serviços.

Nos serviços regionais, o crescimento foi particularmente expressivo, atingindo os 133%, com 15,3 milhões de passageiros. Os serviços urbanos de Coimbra registaram uma subida de 84%, enquanto os Intercidades cresceram 48%. Já os serviços urbanos de Lisboa continuam a ser os mais procurados, somando cerca de 68 milhões de utilizadores até junho. O Alfa Pendular manteve a sua quota de mercado estável.

Um dos fatores que mais contribuiu para este aumento foi o Green Rail Pass, lançado em outubro de 2024, com um custo de 20 euros mensais. Nos primeiros seis meses do ano, foram vendidos mais de 315 mil passes, que resultaram em mais de 1,25 milhões de reservas em serviços de longo curso. Desde a sua criação, o passe já superou as 390 mil adesões.

A CP sublinhou ainda a importância dos investimentos em infraestruturas, com a reabertura de linhas como a de Leixões, Beira Alta (Mangualde–Celorico da Beira) e Oeste (Torres Vedras–Malveira e Malveira–Meleças). Também foi concluída a instalação de 304 novos bilheteiros na Área Metropolitana de Lisboa e alargado o sistema tarifário intermodal Andante à Linha do Vouga.

Devido à elevada procura, a empresa reforçou em julho os serviços Alfa Pendular entre Lisboa e Porto aos sábados e feriados, aumentando horários e lugares disponíveis.