logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Turismo de Portugal lança apoio ao alojamento e alimentação gratuita para alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo

O Turismo de Portugal anunciou as candidaturas para o ano letivo de 2025/26 para as suas 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, com a introdução de um novo apoio destinado a cobrir despesas de alojamento dos estudantes. Paralelamente, todos os alunos passam a ter direito a alimentação gratuita durante o período letivo.

Redação

As candidaturas decorrem até 9 de setembro de 2025 e abrangem os estudantes em continuidade, os já matriculados na primeira fase — que terminou a 18 de julho — e os que se inscrevam agora na segunda fase.

Apoio ao alojamento

O apoio mensal ao alojamento pode atingir até 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) e destina-se a alunos que residam a mais de 50 km da escola ou que não disponham de transporte compatível com os horários da formação.

Alimentação gratuita

Com a gratuitidade da alimentação, é garantida uma dieta diversificada e saudável a todos os estudantes, ao mesmo tempo que se valoriza a vertente prática das escolas de hotelaria, onde a qualidade da alimentação é parte integrante da formação profissional.

Declarações

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que “o Turismo de Portugal reforça o seu compromisso com a formação profissional em turismo ao promover de forma contínua a igualdade de oportunidades para todos os estudantes. Através destas novas condições, proporcionamos aos alunos um ambiente de aprendizagem de excelência, com recursos e apoios que contribuem para o seu sucesso académico e profissional. Investimos no presente para garantir que o futuro do turismo em Portugal seja cada vez mais forte e sustentável”.

Mais informações

As candidaturas e informações adicionais estão disponíveis em: https://escolas.turismodeportugal.pt/.

Sobre o Turismo de Portugal

Integrado no Ministério da Economia e da Coesão Territorial, o Turismo de Portugal é a autoridade turística nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando competências desde a oferta à procura.

Sobre a rede de escolas

A rede de 12 Escolas de Hotelaria e Turismo, espalhadas de norte a sul do país, é reconhecida e premiada internacionalmente, além de certificada pela Organização Mundial do Turismo. Forma anualmente mais de 3 mil alunos e 10 mil profissionais, estimulando a inovação, o empreendedorismo, a literacia digital, a inclusão e a sustentabilidade no setor.