logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 10 min

Município do Marco avança com obras de requalificação e eficiência energética em edifícios escolares

No âmbito do “Programa Escola +”, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a levar a cabo um conjunto de intervenções nas escolas do concelho, de forma a proporcionar à comunidade escolar espaços de aprendizagem com “eficiência e conforto”.

Redação

Foi no Jardim de Infância de Eiró, em Soalhães, que a presidente da autarquia deu conta dos investimentos realizados, que têm como objetivo “ter um parque escolar digno e que dê as melhores condições à comunidade educativa, aos alunos, professores, educadores e colaboradores”, disse na manhã desta terça-feira, 8 de abril.

Em declarações aos jornalistas, Cristina Vieira explicou que o município se encontra a proceder à substituição domobiliário nas escolas, de forma a “melhorar as condições de conforto das crianças”, um trabalho realizado “em todas as escolas e jardins de infância”.

As melhorias passam, também, por “intervenções pontuais”, como a que está a ser efetuada no JI Eiró, com a “requalificação do ponto de vista térmico, ou seja, colocação de capoto, substituição das caixilharias e colocação de iluminação LED, de forma a tornar a escola mais eficiente do ponto de vista energético”.

De acordo com a autarca, a intervenção será replicada em outros edifícios escolares, aproveitando as pausas letivas (Páscoa e mudança de ano letivo). “Temos programadas intervenções em dez escolas e dez jardins de infância. Já o fizemos no passado e continuaremos a fazê-lo”.

As mudanças vão estender-se ao equipamento das cozinhas, uma vez que a autarquia pretende “dar boas condições às cozinheiras, para que possam confeccionar as refeições com as condições de higiene que a legislação exige. É um esforço que a Câmara Municipal está a fazer para melhorar todo o parque escolar do concelho, melhorando em termos de mobiliário, eficiência energética com capoto, caixilharia térmica e iluminação LED e depois, também, em termos de requalificação de espaço”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Câmara Municipal já interveio em mais de 50% das escolas

Cristina Vieira apontou, ainda, para o investimento nas equipas multidisciplinares das escolas, compostas por psicólogos, assistentes sociais, terapeutas da fala, nutricionistas e outros profissionais. “Além do espaço físico e do melhoramento das condições, estamos também a fazer um grande trabalho naquilo que são as condições de ensino e, sobretudo, naquilo que é o sucesso educativo. E temos tido excelentes resultados, é um motivo de orgulho para nós”, frisou.

Até ao momento, a Câmara Municipal já interveio em mais de 50% das escolas e projeta a realização de duas “grandes intervenções”: A requalificação da Escola B23 Carmen Miranda, cujo projeto foi já apresentado à direção da escola e que vai avançar este ano; numa fase seguinte, irá proceder à requalificação da Escola B23 Toutosa. 

Hélder Pinto, da Junta de Freguesia de Soalhães, afirmou que as mudanças “já eram esperadas há algum tempo” e, como representante da Educação, assume uma “satisfação muito grande por ver o arranque das obras”. 

Recordando as intervenções no Jardim de Infância do Ramalhães e na Escola EB1, Hélder Pinto não tem dúvidas de que a freguesia ficará “com todas as instalações dignas para que as educadoras, crianças e auxiliares possam trabalhar e ter um conforto melhor. Para nós é um prazer enorme ver estas obras a avançar e agradecemos à Câmara Municipal por toda a colaboração, porque era uma solicitação nossa já há algum tempo. Estamos felizes por ver a obra realizada”.

O tesoureiro da Junta de Freguesia de Soalhães prevê que as obras estejam concluídas no regresso das crianças ao JI Eiró. “Vão sentir a diferença, isso não há dúvidas”, concluiu.

Cristina Vieira recordou que, entre 2017 e 2025, a Câmara Municipal investiu na área da  educação cerca de seis milhões de euros. “A nossa prioridade foi fazer requalificação de escolas que tinham um grande número de alunos e que tinham as condições menos desejáveis. Falámos em requalificações integrais”, disse a autarca, dando como exemplo a Escola da Barroca e a Escola de Sobretâmega.

Lista de Escolas beneficiadas pelo “Programa Escola +”:

- Programa Escola Mais: Novos Espaços de Aprendizagem - Substituição de mobiliário escolar (1º Ciclo) – 76.757 euros: Trata-se de um programa iniciado em 2022 e concluído em 2024 que versou sobre a aquisição e substituição de mobiliário escolar como elementos essenciais e inovadores de apoio ao processo de ensino-aprendizagem: EB1 Rua Direita (Sobretâmega), EB1 Carreira (Avessadas e Rosém) - EB1 Cruzeiro (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 Barroca (Marco) - EB1 Serrinha (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 Quinta do Bairro (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 Vale do Côvo (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 Cruz – Torrão (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 Igreja (VB Quires), EB1 Regoufe (Banho e Carvalhosa), EB1 Vila Nova (VB Quires), EB1 Picota (Marco), EB1 Freita (Marco), EB1 Gouveia (Várzea, Aliviada e Folhada), EB1 Manhuncelos (Paredes de Viadores e Manhuncelos), EB1 Paços (Penhalonga e Paços de Gaiolo), EB1 Cabo (VB Quires e Maureles), EB1 Searinha (Marco), EB1 Favões (Bem Viver), EB1 Livração (Sto Isidoro e Livração), EB1 Ladário (Constance), EB1 Peso (Sto Isidoro e Livração), EB1 Gandra (Alpendorada, Várzea e Torrão), EB1 S. Sebastião (Penhalonga e Paços de Gaiolo), EB1 Paredes de Viadores, EB1 Feira Nova (Bem Viver).

- Programa Escola Mais: Novos Espaços de Aprendizagem - Substituição de mobiliário escolar (Pré-escolar) – 43.947 euros: JI Cruzeiro (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Favões (Bem Viver), JI Quinta do Bairro (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Serrinha (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Vale do Côvo (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Cruz (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Lama (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Travassos (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Barroca (Marco), JI Carreira (Avessadas), JI Eiró (Soalhães), JI Freita  (Marco), JI Gouveia (Várzea, Aliviada e Folhada), JI Vila Nova (Marco), JI Rua Direita (Sobretâmega), JI Searinha (Marco), JI Aliviada (Várzea, Aliviada e Folhada), JI Quinta do Casal (Marco), JI Cerdeiras (Tabuado), JI Murteirados (Marco), JI Vila Verde (Marco), JI Ramalhais (Soalhães), JI Cabo (Vila Boa de Quires e Maureles), JI Igreja (Banho e Carvalhosa), JI Igreja (Vila Boa de Quires), JI Ladário (Constance), JI Livração (Livração), JI Peso (Sto Isidoro e Livração), JI Lordelo (Vila Boa de Quires), JI Manhuncelos (Paredes de Viadores e Manhuncelos), JI Paredes de Viadores, JI S. Sebastião (Penhalonga e Paços de Gaiolo), JI Campos de Cima (Penhalonga e Paços de Gaiolo), JI S. Cristóvão (Sande), JI Quinta do Casal (Bem Viver), JI Casal (Sande e S. Lourenço do Douro).

- Programa Escola Mais: Eficiência e Conforto - Colocação de capoto e substituição de caixilharias – 305.000 euros: Trata-se de um programa que versa sobre a avaliação e intervenção na promoção de melhores condições de aquecimento, isolamento e iluminação, contribuindo para a melhoria dos padrões de eficiência e conforto para os utilizadores, promovendo o seu bem-estar e as condições para o seu sucesso escolar: EB1 de Ladário (Tabuado); JI da Carreira (Avessadas e Rosém)JI da Barroca (Marco); JI Quinta do Casal (Marco), JI Vila Nova (Marco), JI Ramalhais (Soalhães), JI Sobretâmega, JI Vale do Côvo (Alpendorada, Várzea e Torrão), JI Quinta do casal (Bem Viver), JI de Igreja (Vila Boa de Quires e Maureles).

- Programa Escola Mais: Eficiência e Conforto - Colocação de capoto e substituição de caixilharias e iluminação – 300.000 euros: EB1 Tabuado; EB1/JI Freita (caixilharia, capoto, estores e cozinha); EB1/JI Ladário (Constance) (Caixilharia e capoto e criação de mais numa nova sala); EB1 Livração (cobertura); EB1 Favões (caixilharia); EB1 Regoufe (caixilharia)

Para este ano está prevista a requalificação de nove cozinhas de EB1's ou JI's, no valor de 300 mil euros: JI Vila Verde; EB1 Quinta do Bairro; EB1 de Vale do Côvo (alargamento); JI Vale do Côvo (equipamento); EB1/JI Freita; EB1/JI Livração; JI Lama; JI Cabo; JI Devesas.