logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 0 min

Começam as obras da nova linha de metrobus entre Matosinhos e o aeroporto

Começam nos próximos dias as obras da nova linha de metrobus que vai ligar o mercado de Matosinhos à estação dos Verdes, na Maia, permitindo a ligação entre duas estações da rede Metro do Porto e servindo pontos estratégicos como Leça da Palmeira, Exponor, Mar Shopping e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Redação

A empreitada foi adjudicada no início de julho, por 22,8 milhões de euros, ao consórcio de empresas M. Couto Alves, Tecnifeira e Painhas, segundo dados disponibilizados no portal base.gov. De acordo com a Câmara Municipal de Matosinhos, os trabalhos deverão arrancar “dentro de dias”, avança o PÚBLICO. 

O projeto será executado ao longo de 14 meses, estando previsto que os dois primeiros meses sejam dedicados à elaboração do projeto de execução. A nova linha contará com 11 estações e será financiada pelo Fundo para a Transição Justa, criado após o encerramento da refinaria da Galp em Leça da Palmeira, em abril de 2021.

Expansões futuras: refinaria e ligação à Boavista

Segundo o PÚBLICO, a autarquia de Matosinhos pretende, numa fase posterior, prolongar esta linha de metrobus para atravessar os terrenos da antiga refinaria da Galp, atualmente em processo de reconversão. Apesar de existir um princípio de acordo entre a câmara, a Galp e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, ainda não foram divulgados os detalhes do plano.

A Galp apresentou um estudo preliminar à autarquia, mas a proposta não foi acolhida, sendo que a câmara liderada por Luísa Salgueiro (PS) mantém uma Visão Estratégica Municipal com termos de referência para a urbanização futura da zona.

Está também prevista uma extensão a sul desta linha de metrobus, que permitirá a ligação à segunda fase do metrobus da Boavista, da responsabilidade da Câmara Municipal do Porto e da Metro do Porto. Esta extensão passará pela Senhor de Matosinhos e pela Câmara Municipal, terminando na Rotunda da Anémona, criando uma ligação direta entre Matosinhos Sul, o Porto e o aeroporto.

Contudo, como nota o Jornal PÚBLICO, estas expansões ainda se encontram em fase de intenção, e a câmara do Porto aparenta ter congelado o projeto metrobus até ao próximo mandato autárquico.

Com esta nova infraestrutura, Matosinhos dá mais um passo para reforçar a mobilidade sustentável e articular a sua rede de transportes com a da Área Metropolitana do Porto, preparando também o território para transformações urbanísticas futuras.