O Futebol Clube Penafiel SAD anunciou, esta terça-feira, 1 de julho, que chegou a um princípio de acordo para a transferência de 90% do capital da Gradual Score – até agora acionista maioritária – para a Iberian Football Venture, SGPS, S.A., uma sociedade detida pelo multimilionário espanhol Juan Carlos Escotet. Segundo comunicado oficial, a operação “será formalizada nos próximos dias”.
De acordo com a atual administração, o processo de transição foi conduzido com o objetivo de assegurar a estabilidade do clube a longo prazo.
“A prioridade foi garantir uma transição ordenada e com garantias para a continuidade e o futuro do Futebol Clube Penafiel SAD. Por isso, o critério orientador não foi económico, mas sim assegurar a solidez institucional e desportiva do clube a longo prazo”, lê-se na nota divulgada.
A futura proprietária, a Iberian Football Venture, demonstrou, segundo a SAD penafidelense, “sensibilidade e compromisso com a história do Penafiel, com a sua identidade e com a sua comunidade”, além de apresentar “experiência na gestão de clubes” com foco na profissionalização e estabilidade sustentada.
Um dos principais objetivos passa por reforçar a aposta na formação e na projeção de jovens talentos.
“Esta é uma operação que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento dos jogadores e estar presente num mercado tradicionalmente formativo e potenciador de talento”, indicam representantes da Iberian Football Venture.
O FC Penafiel será, assim, “uma peça-chave” neste novo ciclo, oferecendo a jogadores com maior potencial a oportunidade de competir com regularidade e em contextos exigentes.
O clube procura consolidar um modelo centrado no talento e na formação contínua, assegurando “tempo de jogo, acompanhamento técnico e uma progressão desportiva sustentada”.
A nova administração compromete-se a valorizar o trabalho de todos os que contribuíram para a estabilidade do clube até ao momento, defendendo uma transição baseada no conhecimento interno e no enraizamento local.
“Acreditamos em projetos com raízes e com projeção. O nosso compromisso é cuidar desse vínculo com a cidade e a sua gente, com o respeito e a responsabilidade que supõe representar o Penafiel”, reforçaram os representantes da nova investidora.
A fechar o comunicado, ambas as partes agradeceram a todos os que fazem parte da estrutura rubro-negra – jogadores, técnicos, funcionários, autoridades, patrocinadores e, especialmente, os sócios – cujo apoio é descrito como “a maior força do clube”.
Juan Carlos Escotet é uma figura de relevo no panorama económico espanhol, surgindo na mais recente lista da revista Forbes como o sexto cidadão mais rico de Espanha, com uma fortuna estimada em 4,1 mil milhões de euros.
Detém, atualmente, a presidência do banco ABANCA e lidera ainda o conselho de administração do Kopke Group, uma das mais antigas casas de Vinho do Porto, com sede em Portugal. Esta empresa, que emprega mais de 200 pessoas no país, registou uma faturação de 48 milhões de euros em 2024.
O novo investidor do FC Penafiel é também o dono do Deportivo da Corunha, clube que compete na 2.ª Divisão espanhola.