Com um total de 280 quilómetros, a prova será percorrida em 14 etapas ao longo de três dias, atravessando sete concelhos e quatro serras da região.
O trajeto inclui os concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra, abrangendo ainda as serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro. Ao longo do percurso, os participantes poderão explorar a riqueza natural, histórica, geológica e cultural do território, incluindo zonas de conservação da Rede Natura 2000 e áreas do Geoparque Mundial da UNESCO.
Organizado pela ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, em parceria com os municípios locais, o evento tem um caráter não competitivo e está limitado a 50 participantes, exclusivamente com bicicletas elétricas (e-bikes). A iniciativa inclui serviços de transferes, alimentação, segurança, apoio técnico e logístico, sendo o alojamento da responsabilidade dos inscritos.
Segundo João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, a prova representa “uma oportunidade única para valorizar o território e posicionar a GR60 como um destino de excelência no turismo ativo e de natureza, com impacto positivo nas economias locais”.
As inscrições já estão abertas para os amantes do cicloturismo que desejem integrar esta experiência singular, marcada pela sustentabilidade, pelo desafio físico e pela envolvência com o património natural e humano das Montanhas Mágicas.