A investigação teve origem em sinalizações efetuadas por entidades internacionais, que alertaram para a partilha de conteúdos envolvendo pornografia de menores em plataformas na internet. As partilhas foram realizadas a partir de acessos registados em território nacional, sendo mais tarde atribuídas ao agora detido.
Durante as diligências de obtenção de prova, a PJ encontrou na posse do suspeito diversos ficheiros multimédia – incluindo fotografias e vídeos – com conteúdo pornográfico envolvendo menores. Foram ainda recolhidos elementos de prova digital que associam o homem aos reportes iniciais, comprovando acessos, visualizações e partilhas repetidas desse tipo de material.
O arguido, que não tem antecedentes criminais, será presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.