logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Cruz Vermelha promove comportamentos seguros no verão junto dos mais jovens

A Cruz Vermelha Portuguesa está a dinamizar o projeto “O Meu Sol Vive + o Verão”, uma campanha de prevenção da exposição solar e promoção da saúde e segurança dirigida a crianças e jovens de todo o país.

Redação

A iniciativa, desenvolvida pelos voluntários da Juventude CVP, visa alertar os mais jovens para os riscos de uma exposição solar excessiva e sensibilizá-los para a adoção de comportamentos seguros durante o verão, numa altura em que Portugal regista temperaturas recorde e ondas de calor que representam riscos reais para a saúde pública.

A campanha, que decorre anualmente, envolve este ano 50 estruturas locais da Cruz Vermelha Portuguesa e inclui atividades como sessões interativas com jogos sobre cuidados ao sol, distribuição de folhetos e materiais informativos, entrega de kits com protetor solar, chapéus e livros de atividades, bem como dinâmicas em escolas, praias e campos de férias.

“Num contexto de alterações climáticas cada vez mais evidentes, educar para a prevenção é um imperativo. Ao sensibilizarmos os mais jovens, não estamos apenas a protegê-los, estamos a capacitá-los para serem agentes de mudança nas suas famílias, escolas e comunidades. A juventude tem um poder multiplicador extraordinário e é uma aliada essencial na promoção de uma cultura de prevenção e responsabilidade coletiva”, afirmou Andreia Miranda, Coordenadora Nacional da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa.

Além das recomendações habituais – beber água, evitar exposição solar nas horas de maior calor, usar protetor solar e vestuário adequado –, os voluntários alertam também para comportamentos de risco, ensinando como reconhecer sinais de desidratação, exaustão térmica e outros efeitos do calor.

A edição de 2024 envolveu cerca de 450 voluntários que levaram a campanha “O Meu Sol Vive + o Verão”a mais de 65 mil beneficiários em todo o país, reforçando o papel ativo da Cruz Vermelha na educação para a saúde e prevenção de riscos climáticos junto das populações mais jovens. A 22.ª edição da campanha decorre até 20 de setembro.