logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 2 min

Endoenças voltam a iluminar as margens entre Marco de Canaveses e Penafiel a 17 e 18 de abril

A 17 e 18 de abril, as duas margens do rio Tâmega, entre a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses) e o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) vão voltar a iluminar-se para reviver a tradição religiosa das Endoenças.

Redação

As comemorações iniciam na quinta-feira, dia 17 de abril, às 20h00, com a Eucaristia da Ceia do Senhor, no Centro Interparoquial de Evangelização (CIEV). Segue-se a transladação do Santíssimo Sacramento para a Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, e de lá inicia a Procissão das Endoenças, em direção à Capela de São Sebastião, em Entre-os-Rios.

Na sexta-feira, dia 18 de abril, pelas 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

Segundo a liturgia católica, as Endoenças são uma alusão à Sexta-Feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, este conceito mudou para o dia anterior, Quinta-Feira Santa.

O evento é organizado pela paróquia do Torrão, com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, que celebra a Semana Santa.