“Os Bombeiros Voluntários são a coluna vertebral do nosso sistema de socorro e proteção civil. É com eles que todos contamos para proteger pessoas e bens todos os dias do ano”, afirmou.
No encontro foi reiterada a necessidade urgente de um novo quartel, dado que as atuais instalações não reúnem condições adequadas ao desempenho da atividade, e Leonel Vieira transmitiu que “com toda a certeza e segurança, haverá disponibilidade da Câmara para apoiar financeiramente a construção do futuro quartel dos Bombeiros Voluntários de Lousada.”
O candidato apontou os desafios ligados ao recrutamento e à retenção: “A atividade dos bombeiros é muito importante mas não atrativa e isso já começa a colocar-nos problemas. Daqui a uns anos, num país em que os principais recursos humanos na área da proteção civil são voluntários, como vamos ter salvaguarda de pessoas e bens?”, questionou.
Para tentar responder a estas dificuldades, Leonel Vieira anunciou duas medidas que pretende implementar caso seja eleito: isenção de IMI até ao limite de 250€ para bombeiros com habitação própria permanente e redução para metade das taxas de licenciamento urbanístico para a construção de habitação própria permanente.
As medidas, que pretendem ajudar a reter voluntários, serão aplicadas a todos os bombeiros com três ou mais anos de serviço.
“Não temos todos os meios e há formas de combater o problema que terão de caber a outros responsáveis, como o Estado central. Mas temos uma parte da responsabilidade e não fugiremos dela. Queremos valorizar quem dedica o seu tempo e arrisca a sua vida pelo próximo”, reiterou o cabeça-de-lista à Câmara pela coligação Lousada no Coração.