logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Marco 09 estreia-se na Liga 3 com receção ao Vitória B: “A parte boa é que vamos ter os adeptos connosco”

Paulo Mendes destaca apoio dos adeptos dentro de portas e garante ambição e compromisso total com a nova realidade competitiva.

O Marco 09 já conhece o calendário para a temporada de estreia na Liga 3. A formação orientada por Paulo Mendes começa a competição em casa, a 10 de agosto, frente ao Vitória SC B, também recém-promovido ao terceiro escalão do futebol português, ditou o sorteio realizado na segunda-feira, 21 de julho, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

Para o técnico marcoense, o sorteio trouxe um desafio positivo. “A parte boa de começar em casa é que sabemos que vamos ter os nossos adeptos connosco, que estão famintos de futebol. Isso já se tem sentido nos jogos de preparação, onde temos tido boa adesão, o que é de saudar”, afirmou Paulo Mendes, sublinhando, contudo, a sua preferência pessoal por estreias fora de portas. 

“Gosto de começar fora, não por superstição, apenas por gosto pessoal. Normalmente até tenho começado assim, mas desta vez será em casa”, confessou.

Sobre o adversário, o treinador destacou a sua renovação profunda: “O Vitória B também subiu de divisão, esteve na final, mas vai apresentar um plantel bastante diferente, pela política do clube. Há jogadores que subiram à equipa principal, e outros que saíram. Vamos defrontar uma equipa diferente, mas temos de estar preparados para entrar com força e mostrar o que queremos para este campeonato”.

Depois da estreia no Estádio Municipal do Marco de Canaveses, seguem-se duas jornadas fora: a 17 de agosto, frente à AD Sanjoanense, e a 24, diante do Fafe. 

A 14 de setembro, está marcado o dérbi regional com o Amarante FC, novamente em casa. No final do mês, o Marco visita o São João de Ver (24) e recebe o SC Braga B (28). 

A 5 de outubro, na 7.ª jornada, há nova deslocação para defrontar o vizinho União SC Paredes, no Estádio das Laranjeiras. A primeira volta encerra com dois duelos: Marco 09 – CD Trofense (26 de outubro) e Varzim SC – Marco 09 (2 de novembro).

Apesar do entusiasmo, Paulo Mendes reconhece que a sua equipa parte com desvantagem na preparação, após a subida administrativa apenas confirmada a 17 de julho. 

“Seria intelectualmente desonesto dizer que partimos em igualdade. Não quero que soe a desculpa, porque não o será. Mas a verdade é que só agora estamos a fechar o plantel. Até hoje, tínhamos apenas 15 jogadores do núcleo sénior, temos treinado com juniores e estamos ainda a montar a equipa”, revelou o treinador.

Ainda assim, a confiança é evidente. “Temos mais duas semanas de pré-época e depois a semana preparatória para jogo. Vão chegar reforços e temos tido muito cuidado na escolha, sobretudo no perfil humano. Queremos jogadores que nunca coloquem o ego acima da instituição, porque o maior ativo do clube é a instituição. Os treinadores, jogadores, dirigentes passam; o clube fica. E queremos representar com ambição e trabalho esta cidade que tanto desejava estar na Liga 3. Agora que cá estamos, temos de provar que merecemos”, sublinhou.

No que diz respeito às outras equipas da região, que integram a Série A da Liga 3, o União SC Paredes arranca no reduto do SC Braga B, enquanto o Amarante FC recebe o Varzim SC.