A futura Loja do Cidadão contará com um apoio superior a um milhão de euros proveniente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo como objetivo reforçar as condições dos serviços públicos locais. Estão previstos serviços como o Espaço Cidadão, Balcão do Instituto dos Registos e Notariado, Balcão do Instituto da Segurança Social e Balcão da Autoridade Tributária e Aduaneira.
A edificação do espaço insere-se num projeto mais amplo, financiado ao abrigo do programa Norte 2030, com um apoio superior a 2.400 milhões de euros. A nova praça incluirá ainda parque de estacionamento, várias infraestruturas de apoio, quiosques, parque infantil, vias pedonais e zonas verdes.
A nova Loja do Cidadão seguirá um modelo de atendimento centrado na inclusão, acessibilidade, comodidade e otimização do tempo dos cidadãos no contacto com a Administração Pública. Entre os recursos a disponibilizar, estão previstos serviços digitais e equipamentos inovadores, como um Mupi Digital com Assistente Virtual à entrada, Espaço Multimédia, quiosques de autoatendimento, balcões de atendimento especializado, cabines de videochamada, salas de reuniões e gabinetes para atendimento reservado. Haverá ainda espaços de apoio à gestão do equipamento, copa e instalações sanitárias.
Com este projeto, o Município de Lousada pretende melhorar de forma significativa os espaços de atendimento público. O executivo municipal sublinha a importância da correspondência da administração central a este esforço, através da necessária contratação de recursos humanos, em particular para os serviços da Conservatória e Finanças, tendo em conta as atuais necessidades da população local.