logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 0 min

Jubileu dos Jovens começa hoje em Roma com 11.500 portugueses entre peregrinos de 146 países

O Jubileu dos Jovens tem início esta segunda-feira, 28 de julho, em Roma, reunindo jovens peregrinos de 146 países. Portugal está representado por cerca de 11.500 participantes, integrando o grupo das cinco maiores delegações internacionais presentes no evento promovido pelo Vaticano.

Redação

Pedro Carvalho, diretor do Departamento Nacional de Pastoral Juvenil (DNPJ), sublinha que esta participação reflete a resposta ao apelo do Papa Francisco feito em Lisboa, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023.

“Os números da participação portuguesa refletem a adesão ao apelo do Papa e o trabalho que foi realizado paróquia a paróquia, diocese a diocese, para a mobilização dos jovens, para eles serem peregrinos de esperança neste ano jubilar”, afirmou à agência Lusa.

O Jubileu dos Jovens decorre até 3 de agosto e decorre sob o lema “A esperança em cada passo”. De acordo com Pedro Carvalho, trata-se da maior mobilização de jovens portugueses para eventos internacionais desta natureza, tanto no contexto jubilar como no das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Jubileu, também designado Ano Santo, é celebrado pela Igreja Católica de 25 em 25 anos. A edição de 2025 está a ser organizada sob coordenação do arcebispo Rino Fisichella, responsável pela organização jubilar da Santa Sé, que referiu a presença maioritária de peregrinos europeus (68%) e destacou a participação de jovens oriundos de zonas de conflito, como o Líbano, Iraque, Mianmar, Ucrânia, Israel, Síria e Sudão do Sul. Também é aguardada a presença de 1.500 jovens da Coreia do Sul, país que acolherá a próxima JMJ, em 2027.

O bispo Graziano Borgonovo, subsecretário do Dicastério para a Evangelização, afirmou à agência ACI Digital que estão previstos “cerca de um milhão de jovens peregrinos” para a missa presidida pelo Papa Francisco no dia 03 de agosto, na Universidade Tor Vergata, em Roma.

Os jovens portugueses terão ainda um programa específico, incluindo um encontro com sete bispos portugueses na Basílica de São Paulo Extramuros e atividades nas igrejas dos cardeais portugueses em Roma, que contarão com momentos de oração, concertos-oração e uma exposição fotográfica organizada especialmente para o Jubileu, conforme adiantou o DNPJ em comunicado.

O Jubileu dos Jovens surge como um novo encontro internacional da juventude católica, convocado pelo Papa Francisco durante a JMJ Lisboa 2023, que então desafiou os jovens “a encontrarem-se novamente em 2025, em Roma, para um novo tempo de fé, reconciliação e esperança”.