O festival, dedicado ao cinema da Europa Central e de Leste, terá sessões no Batalha Centro de Cinema, Cinema Trindade, Passos Manuel, OKNa e Reitoria da Universidade do Porto. A partir deste ano, o evento passa a ter lugar sempre no primeiro semestre.
A programação já divulgada inclui duas secções: Expanded e Eastern European Film Festival Network. Na Expanded, será apresentado o programa "Local Time Only", com curadoria da realizadora Simona Constantin, e "Lost in Transition – Romanian Shorts from the Nineties", com curadoria de Oana Ghera e contributo de Andrei Rus, que reúne curtas-metragens romenas dos anos 90 centradas no pós-comunismo.
Além das sessões de cinema, haverá um workshop gratuito para maiores de 14 anos, mediante inscrição, que aprofunda os temas abordados nos filmes e incentiva à criação artística.
Já na Eastern European Film Festival Network, será apresentado o programa AMARO KINO, em parceria com o European Roma Institute for Arts and Culture (ERIAC), que destaca curtas-metragens recentes da comunidade cigana, dando voz a cineastas ciganos e artistas em colaboração com estas comunidades.
O BEAST reforça, nesta edição, a sua missão de promoção da diversidade cultural e de acesso inclusivo ao cinema, com especial foco na participação estudantil e na valorização de novas perspetivas cinematográficas da Europa de Leste.