Com o objetivo de tornar a ciência acessível a todos, o evento propõe conversas informais entre cientistas e o público em espaços tão inusitados quanto acolhedores: bares e cafés.
Nesta 8.ª edição em Portugal, a cidade do Porto acolherá o festival nos bares “A Cervejaria”, “Cervejaria do Carmo” e “Espiga”, juntando-se assim a outras nove cidades portuguesas — Almada, Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda e Lisboa — na promoção da ciência em ambiente descontraído.
O conceito é simples: um bar, dois cientistas e uma conversa informal com o público. Cada sessão tem cerca de duas horas e inclui duas apresentações de 15 minutos, seguidas de diálogo direto entre os investigadores e os participantes. Todas as áreas do conhecimento estão representadas, desde astronomia, neurociências e robótica até história, arquitetura ou geociências.
Organizado pela primeira vez no Reino Unido em 2012, o Pint of Science chegou a Portugal há oito anos, por iniciativa de Daniela Domingues e uma equipa de voluntários dedicados. O festival acontece anualmente em maio, em simultâneo em cidades de cinco continentes.
O programa completo do evento será anunciado brevemente no site oficial www.pintofscience.pt e nas redes sociais da Pint of Science Portugal.
Durante três dias, a ciência volta a sair dos laboratórios e universidades para se sentar à mesa, entre copos e conversas, com todos os curiosos e entusiastas do saber.