A autarquia informou que continua a monitorizar o serviço para garantir a melhoria contínua da mobilidade da população, destacando-se as seguintes alterações operacionais:
O Município de Castelo de Paiva anunciou uma série de alterações e esclarecimentos sobre o funcionamento do serviço de transportes públicos, abrangendo a rede "Linhas 3 Rios" e as ligações da rede UNIR.
A autarquia informou que continua a monitorizar o serviço para garantir a melhoria contínua da mobilidade da população, destacando-se as seguintes alterações operacionais:
A partir da próxima segunda-feira, o horário da manhã nesta linha sofre um ajuste, sendo antecipado das 07:00 para as 06:45. Relativamente ao percurso, a Linha 100 deixa de circular pela Avenida da República, em Vila Nova de Gaia. As paragens passam a ser efetuadas exclusivamente em D. João II e no Parque das Camélias.
Para os estudantes que necessitem de se deslocar para os Carvalhos, o município assegura uma alternativa através da operadora Auto Viação Feirense (rede UNIR). Estes alunos dispõem de uma ligação via autoestrada com partida de Canedo às 07:30.
De acordo com a grelha de horários divulgada, as partidas de Castelo de Paiva (Sobrado) ocorrem às 06:00, 06:45, 08:00 e 12:15 nos dias úteis. A última viagem do dia realiza-se às 17:45 (segunda, terça, quinta e sexta) e às 16:00 à quarta-feira. No sentido inverso (Porto – Castelo de Paiva), as partidas do Parque das Camélias acontecem às 06:45, 14:30, 17:15, 18:00 e 18:45.
Esta ligação direta ao Polo Universitário mantém uma frequência diária em dias úteis. A partida de Castelo de Paiva ocorre às 07:00 (chegada às 08:30). O regresso do Porto está fixado às 19:15, contudo, o Município informou que efetuou um pedido para alterar este horário para as 19:30, aguardando-se ainda a aprovação da alteração.
A linha que percorre a marginal do rio oferece várias ligações a Entre-os-Rios, permitindo transbordos para outras linhas. Os horários nos dias úteis contemplam partidas de Sobrado às 06:55, 08:14, 10:20, 13:05 e 16:32. Ao fim de semana, a oferta é ajustada, existindo quatro horários ao sábado e uma ligação única aos domingos e feriados às 19:19. No sentido Porto (Estádio do Dragão) para Castelo de Paiva, as viagens nos dias úteis realizam-se entre as 11:00 e as 18:15.
Foi também divulgado o horário da linha 2013, que liga Sobrado ao Centro de Saúde de Espinho. Nos dias úteis em período escolar, as partidas de Castelo de Paiva ocorrem às 06:30, 12:30 e 14:40. Nas férias escolares, mantêm-se as partidas das 06:30 e das 16:00. O regresso de Espinho (Escola Sec. Manuel Gomes Almeida) está assegurado às 08:30, 13:10 e 18:45 em dias de aulas. A linha funciona também aos fins de semana, com horários específicos para sábado e domingo.
Informações gerais e bilhética A autarquia esclareceu que todos os autocarros escolares estão ao serviço da comunidade geral, permitindo que qualquer passageiro utilize estes horários. Adicionalmente, os serviços estão a ser integrados na plataforma Google Maps para facilitar o planeamento de viagens.
No que toca aos passes, a alteração de títulos do serviço "Linhas 3 Rios" é gratuita até ao dia 9 de janeiro. O passe combinado válido para este serviço e para a Área Metropolitana do Porto designa-se "Andante + 3 Rios" e deve ser adquirido nas lojas Andante.
Os utentes podem consultar todas as informações detalhadas no site oficial linhasdourotamegaesousa.pt.