Segundo fontes do setor, prevê-se um aumento generalizado tanto no preço do gasóleo como no da gasolina, após um período de relativa estabilidade.
De acordo com os dados mais recentes, o preço médio do litro de gasóleo simples deverá aumentar 3,5 cêntimos, passando para 1,538 euros. Já o preço da gasolina simples 95 deverá subir três cêntimos, fixando-se nos 1,698 euros por litro. Estes valores têm por base os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que refletem já os descontos médios praticados pelas diferentes gasolineiras, bem como as medidas fiscais em vigor.
Esta subida de preços surge numa altura marcada por uma valorização do petróleo nos mercados internacionais, influenciada por expectativas positivas nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China, e por uma potencial retoma na produção petrolífera do Irão. O Brent, referência para o mercado europeu, rondava os 65 dólares por barril na sexta-feira, com uma valorização semanal próxima de 1%.
A evolução cambial, nomeadamente a descida do euro face ao dólar, tem também contribuído para a pressão ascendente sobre os preços dos combustíveis em Portugal.
Apesar de se tratar de médias nacionais, os preços praticados ao consumidor final podem variar entre postos de abastecimento, consoante a política comercial de cada operador.
Face ao cenário de aumento iminente, os consumidores que tenham essa possibilidade são aconselhados a abastecer antes do início da nova semana.