logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Ricardo Oliveira regressa à ARCA para liderar equipas sénior e sub-18 de andebol feminino

Técnico, de 31 anos, sucede a Pedro Rodrigues e prepara estreia na Divisão de Honra frente ao ND Santa Joana, a 20 de setembro.

Ricardo Oliveira é o novo timoneiro das equipas sénior e sub-18 de andebol feminino da Associação Recreativa e Cultural de Alpendorada (ARCA). Sucede no cargo a Pedro Rodrigues.

O treinador, de 31 anos, regressa a um clube que já conhece bem, depois de ter integrado a equipa técnica como adjunto na época 2018/2019. Nos últimos dois anos trabalhou no HC Neistin, das Ilhas Faroé.

Neste regresso a Alpendorada, Oliveira confessa que as expetativas em realizar um bom trabalho são as melhores. 

“É um regresso a casa. Foi aqui que tive a minha primeira experiência no andebol sénior feminino e por isso foi fácil de aceitar o convite. O grupo é jovem, mas muito dedicado, e acredito que a época pode ser bastante boa”, adiantou.

A equipa sénior da ARCA vai disputar a Divisão de Honra, equivalente à 2.ª Divisão Nacional. 

Quanto aos objetivos, o treinador prefere dividir a época em etapas: “O essencial nesta fase é garantirmos lugar no grupo A, entre as quatro melhores equipas da divisão. A partir daí, analisaremos a nossa prestação e evolução e definiremos o objetivo para o final da época. Tenho plena confiança de que temos condições e plantel para cumprir esse objetivo”, admitiu.

Grande parte do plantel mantém-se da temporada anterior, a que se junta o regresso de uma atleta com passado no clube. Para Ricardo Oliveira, essa continuidade é uma vantagem competitiva: “As jogadoras conhecem-se bem, muitas partilharam o percurso de formação. Isso facilita o entrosamento. Agora cabe-nos ajustar aspetos táticos e consolidar o nosso modelo de jogo”.

A ligação entre os dois escalões que vai orientar é outro ponto valorizado pelo técnico. As sub-18 têm estado presentes nas fases finais do escalão e esse é, mais uma vez, o objetivo traçado. 

“Queremos voltar a estar entre as melhores, porque já é uma tradição do clube estar nas fases finais. As jogadoras sub-18 treinam com o plantel sénior, o que lhes dá uma base sólida. Qualquer uma pode ser chamada para os jogos da equipa principal. Aqui não há barreiras de idade, quem estiver melhor vai jogar. Tenho a sorte de, neste momento, ter grandes opções para o primeiro jogo da época ”, garantiu.

O arranque oficial da Divisão de Honra está agendado para 20 de setembro. A  ARCA jogará, dentro de portas, frente ao ND Santa Joana. Na ronda seguinte, dia 27, volta a atuar, em casa, diante do CD Feirense. A primeira partida na condição de visitante realiza-se a 4 de outubro, no reduto do EA Beira Douro.