logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 5 min

Festival Raízes já arrancou: Num novo lugar, com a mesma tradição

De 23 a 25 de maio, o Festival Raízes regressa ao Marco de Canaveses, com nova localização e renovada ambição. O Largo da Feira acolhe este certame que exalta a identidade local através da gastronomia, vinhos, artesanato e cultura popular.

Redação

O Marco de Canaveses está, este fim de semana, em festa com mais uma edição do Festival Raízes, evento que celebra as origens do território, com destaque para o anho assado com arroz de forno, os vinhos verdes e o artesanato regional. Organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, a Rota dos Vinhos do Marco e a Associação de Artesãos do Marco, o certame decorre pela primeira vez no Largo da Feira, numa mudança estratégica que pretende dar mais espaço, conforto e visibilidade a todos os envolvidos.

“O Festival Raízes tem vindo a crescer e, juntamente com os nossos parceiros, decidimos mudar para este espaço porque é maior, tem melhor estacionamento e permite trazer ainda mais associações do concelho”, explicou Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses. A autarca destacou, ainda, que o novo local “é unânime entre os expositores como sendo mais agradável e com melhores condições”.

Com cerca de 50 expositores, o evento reforça a presença do movimento associativo, valorizando não só os produtos endógenos, mas também o trabalho das instituições locais. Para Cristina Vieira, esta é uma aposta “entre tradição e inovação”, com espaço para a “prata da casa”, mas também para um cartaz musical atrativo, que inclui artistas como Cláudia Martins & Minhotos Marotos e Zé Amaro.

“Os marcoenses gostam de se divertir, de boa música e boa comida. Queremos que as pessoas venham ao Raízes para viver tudo isso. Este ano até o S. Pedro ajudou, com bom tempo, por isso não há desculpas para não vir”, acrescentou a presidente. 

Gastronomia de excelência

A tradição do anho assado com arroz de forno é uma das grandes atrações do evento. Luís Brás, chanceler da Confraria, sublinhou que o prato continua a evoluir, sem perder a autenticidade: “A tradição é a nossa bandeira, mas também queremos inovação. A presença de chefs de renome internacional neste festival ajuda a dar escala e diferenciação ao nosso prato típico”, afirmou. 

O certame conta com três restaurantes a servir o prato emblemático da região e, segundo Luís Brás, as expectativas são elevadas: “Temos até um encontro de autocaravanistas de norte a sul do país, o que é fantástico". "Queremos mostrar às novas gerações de onde vêm os nossos sabores, as nossas raízes”, garantiu. 

Vinhos premiados e à prova

A Rota dos Vinhos do Marco também marca presença com 11 produtores. José Armindo, presidente da associação, destaca o sucesso crescente do evento e a importância do novo espaço: “Temos uma amplitude muito maior, conseguimos ver-nos todos com facilidade. É uma excelente forma de divulgar os nossos vinhos”.

Mesmo com algumas ausências entre produtores, Armindo garante: “Os que estão, estão com vontade e atitude positiva. Representamos bem o Marco". "Ainda na semana passada, dois vinhos nossos ganharam medalhas de ouro. Estamos confiantes que Bruxelas também nos trará bons resultados”, revelou. 

Artesanato com espaço alargado

O artesanato regional tem também um papel central no Festival Raízes. Com 20 artesãos presentes, Glória Silva, presidente da Associação de Artesãos do Marco, mostra-se satisfeita com a mudança:  “Agradecemos que tenham pensado em grande para melhor servir quem quer ver e comprar artesanato". "O nome ‘Raízes’ é muito simbólico, pois, representa as nossas origens, o nosso povo, a nossa ligação à terra”, destacou. 

Segundo a dirigente, o certame proporciona uma oportunidade única de dar visibilidade ao trabalho dos artesãos locais e de outras associações: “O município está de parabéns por ter ajudado desta forma. É uma aposta ganha e deve continuar". "Quem não pôde estar este ano, com certeza estará no próximo”, considerou. 

Um fim de semana em cheio

Além das mostras gastronómicas, provas de vinho e feira de artesanato, o Festival Raízes conta ainda com animação musical, atuações de grupos locais e, no domingo, um Festival de Folclore, que encerra em festa este fim de semana que celebra o melhor da cultura marcoense.

“Queremos continuar a crescer, a dar visibilidade às nossas tradições e ao nosso território. Este novo espaço é uma aposta clara nessa direção”, concluiu Cristina Vieira.