logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 3 min

Paredes garante refeições gratuitas para todos os alunos e aposta em inovação educativa com apoio da Inteligência Artificial

O Município de Paredes anunciou esta sexta-feira, 5 de setembro, novas medidas para o ano letivo 2025/26, entre as quais se destacam a gratuitidade das refeições escolares para todos os alunos, o alargamento da oferta do prolongamento escolar e o avanço de obras de requalificação em vários estabelecimentos de ensino.

Redação

As medidas foram apresentadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, na conferência “Sucesso Académico através do Bem-estar e da Inteligência Artificial (IA)”, que decorreu no Centro Cultural de Paredes e reuniu docentes e não docentes. O evento contou ainda com a participação do Vice-Presidente da Câmara com o Pelouro da Educação, Paulo Silva, da Diretora da Microsoft Educação, Rita Serrano, do Presidente do Visionarium, Nuno Moutinho, entre outros oradores.

No domínio das infraestruturas escolares, Alexandre Almeida destacou que está em fase avançada a empreitada de reabilitação da Escola Básica e Secundária de Paredes, no valor global de cerca de 4,9 milhões de euros, financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) no âmbito da modernização dos estabelecimentos de ensino públicos do 2.º e 3.º ciclos e secundário. A autarquia assegura cerca de 660 mil euros deste investimento.

O autarca adiantou ainda que estão previstas intervenções na Escola Daniela Faria, em Baltar, na Escola Secundária de Vilela e na Escola Básica e Secundária de Sobreira, aguardando atualmente financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI).

“Estamos a cumprir o desafio de proporcionar um ambiente que facilite a integração dos alunos, criando as condições para o sucesso escolar”, sublinhou Alexandre Almeida.

No mesmo evento foi também apresentado o projeto SAABIA (Sucesso Académico Através do Bem-estar e da Inteligência Artificial), desenvolvido em parceria pelo Município de Paredes, a Associação Visionarium e a Microsoft. A iniciativa combina tecnologia, saúde e bem-estar, apresentando-se como uma resposta a desafios nas áreas da educação, saúde e inclusão social.

Segundo o presidente da Câmara, “o SAABIA posiciona Paredes como um município pioneiro em abordagens inclusivas e inovadoras”, reforçando o compromisso com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular os objetivos de garantir uma educação de qualidade (ODS 4) e reduzir desigualdades (ODS 10).

A conferência contou com o apoio e certificação do Centro de Formação de Associação de Escolas de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.