logo-a-verdade.svg
Opinião
Leitura: 3 min

Regresso às aulas e o peso das mochilas

É inevitável que as crianças em idade escolar tenham de transportar diariamente livros, material escolar, desportivo, produtos alimentares, entre outros, o que pode levar a um peso elevado nas suas mochilas.

Redação

Está recomendado por vários estudos científicos que o peso da mochila não exceda os 10% do peso corporal, mas para a grande maioria das crianças este limite não permitirá transportar tudo o que é necessário. Fique a par de vários conselhos para que o peso das mochilas não cause problemas na coluna do seu filho.

Esta sobrecarga excessiva das mochilas poderá ter efeitos negativos na postura, marcha e curvatura da coluna vertebral. De facto, a coluna vertebral pode ser afetada no seu crescimento por uma má postura, ou distribuição errada das forças a que é sujeita. No entanto, ao contrário do que se possa pensar, uma postura errada ou um excesso de peso na mochila, não é suscetível de provocar uma escoliose - uma deformidade na coluna -, sendo esta uma patologia que se desenvolve sobretudo por uma suscetibilidade genética e hormonal.

De forma a evitar lesões de sobrecarga, estão recomendadas mochilas com apoio em ambos os ombros, preferencialmente com alças almofadadas, bem como a zona da mochila que contacta com as costas, de forma a distribuir o peso de forma uniforme pelos ombros e coluna superior. O peso deve ser colocado mais elevado, com as alças curtas, idealmente com o centro de gravidade a nível da 12.ª vértebra dorsal (a meio das costas). Estão igualmente recomendadas alças ajustáveis, uma tira de apoio na cintura, e compartimentos na mochila, de forma a distribuir o peso de forma uniforme.

Devem ser evitadas mochilas assimétricas, ou malas com uma só alça. Estas aumentam a inclinação e sobrecarga unilateral da coluna, aumentando o risco de lesão muscular, sobretudo em cargas excedendo os 10% do peso corporal. Poderá ser ponderada a utilização de mochila com rodas em casos em que o peso a transportar exceda largamente o recomendado, e não haja forma alternativa para reduzir o mesmo. 

Sempre que possível poderá ser evitado o transporte de livros, ficando estes na escola ou em casa, ou utilizando manuais eletrónicos alternativos. Recomenda-se a monitorização regular do peso das mochilas por parte dos pais.

A prática desportiva regular irá beneficiar o desenvolvimento da musculatura de apoio da coluna vertebral, tornando mais segura, e menos sintomática, o transporte regular de peso excessivo. Pode também contribuir para diminuir o risco de lesões musculares.

Deve ser feita uma avaliação médica por Ortopedia se existirem queixas dolorosas por um período prolongado, ainda que moderadas, ou uma suspeita de desequilíbrio da coluna (ombros ou cintura desnivelada, omoplatas ou costelas salientes).

Rui Martins, Especialista em Ortopedia infantil na Clínica CUF Penafiel