logo-a-verdade.svg
CIM Tâmega e Sousa
Leitura: 2 min

"Esta região tem tudo para singrar com trabalho conjunto": Autarcas celebram cooperação na Agrival

O stand da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa na Agrival, em Penafiel, foi palco, este sábado, 30 de agosto, de um momento simbólico que reuniu vários autarcas da região num brinde à cooperação intermunicipal.

Redação

Pedro Machado, presidente do Conselho Intermunicipal, destacou a importância da união entre os 11 municípios e fez um balanço positivo: “É uma satisfação muito grande. Enquanto presidente do Conselho Intermunicipal não podia desejar melhor. Estamos já na reta final e queria agradecer a todos os meus colegas pelo ambiente de união que se sentiu de forma muito evidente”, referiu.

O autarca recordou que a CIM Tâmega e Sousa nasceu de realidades distintas, mas evoluiu para um espírito de colaboração. “Apesar da forma como foi criada, com realidades entre municípios muito diferentes, esta comunidade foi criando laços, desde logo humanos, de aproximação entre os seus líderes. Neste último mandato o ambiente não podia ter sido melhor: um ambiente de união, sempre à altura dos desafios e sempre a pensar no melhor para a região”, sublinhou.

Como exemplo dessa coesão, Pedro Machado destacou a unanimidade alcançada na difícil decisão sobre a distribuição dos fundos do programa Norte 2030. “Se conseguimos uma deliberação por unanimidade num assunto tão difícil como esse, esta região tem tudo para singrar”, frisou, defendendo que o espírito de cooperação deve manter-se no futuro: “Juntos somos muito mais fortes do que cada um a puxar para o seu lado. Há projetos que só fazem sentido se forem concebidos e executados em conjunto”.

Para o presidente do Conselho Intermunicipal, a Agrival é “um exemplo do que a região pode fazer em conjunto”, mas não o único. “Para além deste certame, que é sempre muito positivo, há muitas outras áreas onde estamos a trabalhar em conjunto. Não podia sentir-me mais satisfeito”, concluiu Pedro Machado.