logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Diogo Ferrás ajuda Portugal a alcançar feito histórico nos Jogos Europeus da Juventude

Marcoense integrou seleção nacional sub-23 de basquetebol em cadeira de rodas que alcançou o melhor resultado de sempre nos EPYG, com vitória inédita frente aos Países Baixos.

Diogo Ferrás, jovem atleta natural da freguesia de Bem Viver, no Marco de Canaveses, integrou a seleção portuguesa sub-23 de basquetebol em cadeira de rodas que conquistou, no passado domingo, 27 de julho, a medalha de prata nos Jogos Europeus da Juventude 2025 (EPYG), realizados em Istambul, na Turquia.

A participação lusa fica marcada como a melhor de sempre nesta modalidade nos EPYG, com destaque para uma vitória inédita frente aos Países Baixos. 

Portugal venceu quatro dos cinco jogos disputados, superando ainda as seleções da República da Irlanda, França e Espanha, cedendo apenas frente à forte equipa italiana.

Aos 18 anos, Diogo Ferrás representou pela primeira vez a seleção nacional numa competição oficial. Atualmente jogador do FC Porto, o jovem marcoense descreve esta experiência como “um marco muito especial”.

“Tem um grande significado, porque fomos para lá e não nos estavam a dar muito valor, mas conseguimos conquistar o segundo lugar”, afirmou, sublinhando a surpresa que a prestação portuguesa causou no torneio.

Apesar da derrota frente à Itália, Diogo mostra-se satisfeito com o desempenho coletivo: “Adaptámo-nos bem todos. Somos um grupo unido. Correu tudo bem. Faltou ganhar à Itália, mas é uma seleção de um nível mais acima. Ainda assim, acho que fizemos um bom jogo”.

O atleta, que espera continuar a ser chamado à seleção, reconhece que esta primeira experiência foi também um teste ao seu próprio desempenho: “Embora tenha feito um bom torneio, ainda cometi alguns erros. Agora quero treinar mais para não cometer os mesmos erros. Espero agora ser chamado para os próximos EPYG e, quem sabe, até para a Seleção A”.

Diogo Ferrás prepara-se agora para dar um novo passo na sua carreira. Na próxima temporada, passará a representar o FC Porto, que integrou a estrutura da antiga equipa do BC Gaia.