O encontro decorreu esta terça-feira, pelas 10h00, com a presença do Presidente da Comissão de Administração da ERS, Pimenta Marinho. A Associação esteve representada pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Fernando Pinho Silva, e pelo Presidente da Direção, Miguel Dinis Correia.
Durante a reunião, a Associação destacou vários problemas enfrentados pelos utentes, incluindo: horários de funcionamento limitados, encerramento da unidade em dias úteis, cobertura clínica e de enfermagem insuficiente, existência de utentes sem médico de família e lista de espera para atribuição de médicos, assim como deficiências na intersubstituição de clínicos. Em casos de ausência de médicos, os utentes são encaminhados para a USF de Santa Marinha, a 34 km, ou para o Serviço de Atendimento Complementar (SAC) em Campeão, a 12 km. A Associação alertou ainda para o funcionamento irregular do SAC, muitas vezes encerrado durante a noite por falta de médicos.
Como principal proposta, a Associação defendeu a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) autónoma em Eiriz, integrando as freguesias de Ancede, Ribadouro, Gove, Santa Cruz do Douro/São Tomé de Covelas, Santa Leocádia/Mesquinhata e Grilo. O objetivo é garantir cuidados de saúde mais próximos e acessíveis à população local.
A ERS considerou a proposta como uma solução a explorar em colaboração com as equipas clínicas e demais entidades reguladoras do setor da saúde. No final da reunião, foi entregue ao Presidente da ERS um memorando detalhando a pretensão da Associação, fundamentada na Lei de Bases da Saúde, na Estratégia Municipal de Saúde de Baião, na Carta Educativa de Baião e no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Eiriz.