logo-a-verdade.svg
Portugal
Leitura: 3 min

Público decide nos Prémios Mais a Norte

A votação está a decorrer até 31 de maio, de forma online. Promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a iniciativa tem como objetivo reconhecer e distinguir projetos inovadores e boas práticas em várias áreas do desenvolvimento regional, em consonância com a estratégia NORTE 2030.

Redação

O público pode votar,  através do portal premiosmaisanorte.pt, em seis dos 31 projetos finalistas, sendo permitido escolher um projeto por categoria: “Norte + Inovador”, “Norte + Criativo”, “Norte + Sustentável”, “Norte + Inclusivo”, “Norte Civitas” e “Norte Ruris”.

Os 31 projetos finalistas foram selecionados entre 232 candidaturas submetidas por mais de 200 instituições públicas e privadas da Região Norte. A votação do público irá determinar a atribuição do Prémio do Público. Paralelamente, serão distinguidos os vencedores de cada categoria e será ainda atribuído o “Prémio Mais a Norte”, definido por um júri composto pela Arquiteta Paisagista Teresa Andresen, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, pela ex-Presidente da CCDR NORTE, Cristina Azevedo, pelo antigo Reitor da UTAD e Presidente da Liga dos Amigos do Douro Património Mundial, Fontainhas Fernandes, e pela gestora cultural Francisca Carneiro Fernandes.

A Gala de Entrega dos Prémios está agendada para o próximo dia 17 de junho.

Para António Cunha, Presidente da CCDR NORTE, “a primeira edição dos ‘Prémios Mais a Norte’ faz justiça ao carácter empreendedor, cultural e inovador do Norte de Portugal, estimulando o seu reconhecimento interno e externo, e a afirmação da Região”. Acrescenta ainda que “o papel da CCDR NORTE passa hoje, também, pelo marketing do território”.

Jorge Sobrado, Vice-Presidente da CCDR NORTE para a área da Comunicação, sublinha que estes Prémios “são uma evidência de carne e osso da excelência da Região Norte, em áreas decisivas do nosso futuro coletivo, e são um propulsor de novas dinâmicas e casos de inovação, criatividade, inclusão ou sustentabilidade”.

Os Prémios Mais a Norte constituem uma iniciativa de afirmação da marca regional NORTE, assente nos valores da inovação e excelência, e de promoção da agenda estratégica NORTE 2030, com base em políticas e fundos europeus. Através desta iniciativa, a CCDR NORTE procura ainda reforçar a proximidade com as instituições, empresas e cidadãos da região.