Entre os principais temas da sua candidatura, Raul Melo destaca os cuidados de saúde, a mobilidade e a atração de empresas para o concelho. Defende que é necessário criar condições para fixar empresas e travar a saída de jovens, sublinhando que Baião “tem muitos problemas, logo por ser um concelho afastado dos grandes centros”.
O candidato do Chega, de 56 anos, é atualmente deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito do Porto. Caso venha a ser eleito presidente da câmara, deixará o cargo parlamentar. No entanto, se for eleito apenas como vereador da oposição, Raul Melo afirma que manterá o lugar de deputado.
O Chega avança em Baião sem coligações pré-eleitorais. Raul Melo justificou a decisão com a necessidade de “algo diferente para o concelho” e considerou que, atualmente, “confunde-se o que é PS e o que é PSD”.
Nas eleições autárquicas de 2021, Raul Melo também foi o cabeça de lista do Chega à Câmara de Baião, tendo então obtido 2,58% dos votos, o que não permitiu a eleição de qualquer vereador.
A Câmara Municipal de Baião é liderada por uma maioria socialista, presidida por Paulo Pereira, que conta com cinco vereadores. O PSD é a força da oposição, com dois vereadores no executivo.
Além da candidatura de Raul Melo, estão já anunciadas as candidaturas de Paulo Pereira, que se apresenta para um terceiro e último mandato pelo PS, e de Raquel Azevedo, pela coligação PSD/CDS-PP.