A iniciativa, intitulada “Ser+ Ambiente: Estudantes da Católica em ação”, visa o controlo de espécies invasoras, como a mimosa-australiana, a tintureira ou a sanguinária-do-Japão, e a recuperação ecológica de uma área fortemente afetada pelos incêndios de setembro de 2024.
Num território de grande valor natural e cultural, a ação pretende apoiar os esforços do Município de Gondomar e do projeto FUTURO/CRE.Porto, reforçando a preservação da biodiversidade local e a proteção das espécies nativas.
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora para o Campus do Porto e Sustentabilidade, sublinha: “queremos que os estudantes comecem o ano letivo com um gesto que une compromisso ambiental, cidadania e comunidade académica". "Esta é uma oportunidade para devolver vida a um espaço que precisa de cuidados e, ao mesmo tempo, criar laços entre colegas de diferentes cursos”, acrescenta.
O projeto Ser+ Ambiente é organizado pelo núcleo de voluntariado da Universidade Católica no Porto, Católica Solidária (CASO), sendo um dos eixos estruturantes da universidade. Isabel Braga da Cruz refere: “olhamos para o voluntariado de uma forma transversal, com um conjunto de oito áreas onde incentivamos os nossos alunos a participar”.
Sobre o impacto da iniciativa, conclui: “Consideramos que o processo de voluntariado contribui para o desenvolvimento integral da pessoa, através de uma dinâmica de partilha de saberes recíproca. Voluntários e destinatários poderão potenciar entre si aprendizagens para ‘ser+’”.