A 1ª. edição do concurso “O Melhor Croissant à Moda do Porto” vai reconhecer os profissionais e estabelecimentos que produzem esta iguaria da pastelaria portuense. O concurso é organizado pela Manja e pelas Edições do Gosto, empresa responsável por eventos de gastronomia, tais como O Melhor Pastel de Nata de Lisboa e Congresso de Cozinha.
Podem participar os estabelecimentos de restauração e bebidas que fabricam os seus próprios croissants e que estejam situados no Distrito e na Área Metropolitana do Porto. Esta área inclui os seguintes municípios: Amarante, Arouca, Baião, Espinho, Gondomar, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.
Após a fase de inscrição, os estabelecimentos serão selecionados para a primeira fase de provas. Os participantes apresentarão os seus croissants a um júri, que, em prova cega, escolherá os dez finalistas.
O júri será composto por profissionais reconhecidos, que avaliarão a técnica, o sabor, a textura da massa e o aspeto visual dos croissants. Já confirmados estão os nomes de Olga Cavaleiro, professora e investigadora de gastronomia e a chefe pasteleira Andreia Moutinho.