O programa tem início no dia 7 de setembro, com uma procissão de velas que parte do Castelinho em direção à Igreja Paroquial de Avessadas. Já no dia 8, feriado municipal, as festividades começam às 10h00 com a procissão de regresso ao Castelinho, acompanhada pelas cruzes das várias paróquias.
Segue-se a Eucaristia solene presidida pelo Bispo, momento central da celebração, após o qual decorre o tradicional farnel e convívio. Durante a tarde, a festa continua com uma nova procissão a partir da Capela do Castelinho, levando o andor da Senhora do Castelinho e as promessas até ao Penedo do
Clamor, local onde a devoção popular encerra a celebração.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Avessadas e Rosém, Manuel Sousa, está tudo preparado para receber em grande a população local, os emigrantes e os muitos peregrinos que marcam presença todos os anos. “É uma celebração muito importante para a freguesia, para o concelho e para todos os que nos visitam, porque é o feriado municipal e o aniversário da Nossa Senhora do Castelinho”, sublinhou.
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Natividade do Castelinho é considerada um dos momentos religiosos e culturais mais significativos do Marco de Canaveses, mobilizando centenas de fiéis num testemunho de fé e tradição que atravessa gerações.