Entre as detenções relacionadas com infrações na estrada, 749 ocorreram por falta de habilitação legal para conduzir e 525 por condução sob o efeito de álcool, perfazendo um total de 1.274 detenções por crimes rodoviários, quase metade do total registado.
A PSP do Porto aponta ainda a detenção de 453 pessoas por crimes relacionados com estupefacientes e 45 por posse ou tráfico de armas proibidas.
Na área da prevenção e apoio à comunidade, a força policial destaca o esforço desenvolvido no âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), com a realização de 2.127 ações de sensibilização junto de idosos, crianças (no contexto do programa Escola Segura) e vítimas de violência doméstica. Em paralelo, refere-se o acompanhamento de 5.276 vítimas de violência doméstica ao longo deste ano.
As informações foram divulgadas por ocasião do 158.º aniversário do Comando Metropolitano do Porto, que será assinalado esta quarta-feira, 5 de agosto, com várias iniciativas públicas. Entre elas, destaca-se uma cerimónia religiosa às 10h00 na Igreja de Santa Clara (Porto) e uma cerimónia policial às 10h30 no Teatro Municipal de Vila do Conde. Está também prevista uma exposição na Praça de São João, em Vila do Conde, entre as 10h00 e as 19h00, bem como uma mostra na Reitoria da Universidade do Porto, patente de terça-feira até domingo.
O Comando Metropolitano da PSP do Porto está atualmente organizado em oito divisões territoriais, distribuídas por seis concelhos – Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia – e inclui ainda três divisões especializadas: Trânsito, Investigação Criminal e Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço.