logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 2 min

Festas do Senhor de Matosinhos decorrem de 23 de maio a 15 de junho

O município de Matosinhos promove, entre 23 de maio e 15 de junho, mais uma edição das Festas do Senhor de Matosinhos, considerada uma das maiores romarias do norte do país. O evento integra programação religiosa, cultural e de lazer, com atividades dirigidas a diferentes públicos.

Redação

O cartaz da edição deste ano foi desenhado e oferecido à cidade pelo escritor Valter Hugo Mãe. O arranque das festividades acontece esta sexta-feira, dia 23 de maio, com o cortejo encenado “O Braço do Senhor de Matosinhos”, protagonizado pelo Rancho Típico da Amorosa, a inauguração das iluminações e o Encontro de Tunas e Associações de Matosinhos (ETAM).

Os momentos religiosos centrais incluem a procissão Solene do Bom Jesus de Matosinhos, no dia 8 de junho às 16h00, e a Eucaristia Solene no dia 10 de junho, presidida por D. Joaquim Proença Dionísio, Bispo Auxiliar do Porto. A Igreja Paroquial estará aberta em horário prolongado entre 7 e 15 de junho, com os tradicionais altares ornamentados.

A programação inclui ainda concertos com Matias Damásio (31 de maio), Richie Campbell (6 de junho), José Pinhal Post-Mortem Experience (13 de junho) e Dino D’Santiago (14 de junho). A pirotecnia decorre nos dias 7 de junho à meia-noite e 10 de junho às 19h00, com o fogo de bonecos.

A vertente cultural inclui várias exposições em equipamentos municipais. A Galeria Municipal acolhe “Não Confundir um Tijolo com uma Obra de Arte”, de Albuquerque Mendes, a Casa do Design apresenta “Arquivo de Ilustração Portuguesa: Transformações e Tendências Contemporâneas”, e o Museu Quinta de Santiago exibe obras de Valter Hugo Mãe e Paulo Neves.

Outros destaques incluem a encenação da “Romaria do Senhor de Matosinhos” (9 de junho) e o lançamento do livro “Senhor de Matosinhos: Dicionáriodo Sagrado e do Profano” (10 de junho). 

Conheça aqui toda a programação.