logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Maria Martins, de Lousada, vence concurso de Broa de Milho na AGRIVAL 2025

O quinto dia da AGRIVAL, a 26 de agosto, foi dedicado aos concelhos de Paredes e Resende e contou com a realização do concurso da Broa de Milho, que decorreU no Palco Tradições e distinguiu os três melhores participantes entre os 16 concorrentes em prova.

Redação

No concurso de broa, onde foram avaliados critérios como aroma, textura, sabor e aspeto visual, a vencedora foi Maria Martins, de Boim, Lousada.

“Não, não é a primeira vez que participo. Já participei cinco vezes, mas é a primeira vez que ganho”, afirmou, visivelmente satisfeita.

Questionada sobre o que fez de diferente este ano, explicou: “Olhe, apostei noutra qualidade de milho. Acho que foi o sucesso, porque esta qualidade produz menos". Além disso, referiu, toda a produção é feita em casa. "Produzimos em casa o milho, fazemos a moagem, é peneirado, tudo em casa”.

Com mais de 25 anos de experiência a fazer broa, Maria Martins contou que a produção é diária, por encomenda: “É todos os dias, por encomenda e costumamos ver mais ou menos o que precisamos”.

Sobre a paixão pelo ofício, recordou a sua mudança de vida: “Muito [gosta do que faz]. Trabalhava num restaurante e vim para casa para cuidar disto”. Bem-disposta, acrescentou que também aprecia o sabor da sua broa: “Gosto, com um bocado de presunto”.

Apesar do esforço que a confeção implica, não pensa em desistir: “Venho sempre. No ano passado não vim porque o meu marido teve um problema de saúde. Mas é sempre, não desisto de vir cá ao concurso”.

Para a vencedora, o segredo esteve mesmo na farinha: “Foi, a farinha foi mesmo, porque eu mudei a farinha. Agora eu mudei para este [milho], a broa é outra coisa, fica muito melhor”.

Maria Martins sublinhou ainda a importância destes concursos: “Isto dá-nos muito trabalho e receber estes prémios é bom para ficarmos animados, porque pronto, é muito trabalho. É tudo feito a lenha, é muito calor, 5 fornos a arder, com 35 broas cada, é um bocado complicado estar ali”.

Sobre a continuidade da tradição na família, reconhece que os filhos seguiram outros caminhos: “Não querem, estudaram, dei-lhes estudos e estão todos bem. A broa ficou comigo, mas foi a broa que lhes ajudou a pagar os estudos”.

Os vencedores do concurso:

  • 3.º lugar: Maria Rosa Santos Oliveira, Penafiel

  • 2.º lugar: Jorge Miguel Queirós Pinto, S. Martinho de Recezinhos, Penafiel

  • 1.º lugar: Maria Albertina Barbosa Martins, Boim, Lousada