logo-a-verdade.svg
Marco de Canaveses
Leitura: 3 min

Grupo de Bombos 4635 Vila Boa de Quires: Quando a amizade celebra a tradição

Todas as histórias têm inícios diferentes e a do Grupo de Bombos 4635 Vila Boa de Quires nasceu, este ano, por intermédio de Vítor Silva.

Redação

“Quando estávamos reunidos ele atirava para o ar a ideia de o fazermos, mas nunca passava disso, até que há cerca de três meses, com uma simples chamada, consegue com que cinco amigos alinhem na ideia”, conta Carlos Moreira, um dos elementos.

Atualmente o grupo é composto por 14 elementos - dos sete aos 31 anos - todos naturais da freguesia de Vila Boa de Quires, concelho do Marco de Canaveses. Já se conhecem “há alguns anos e alguns deles são amigos de infância”.

Os jovens e a proximidade com as tradições

É comum ouvirmos os mais velhos dizerem que ‘os tempos já não são o que eram’ e que os mais novos ‘já não querem saber das tradições antigas’. Mas o Grupo de Bombos 4635 Vila Boa de Quires nasceu “com o propósito” de contrariar essa tendência. “Podemos, com toda a certeza, provar que um grupo de bombos pode ser uma atividade divertida e muito mais quanto se faz entre amigos”.

Com ambição e entusiasmo, o grupo tem como objetivo atuar em festas e eventos populares por todo o concelho e distrito do Porto. “Sem dúvida que a nossa intenção é percorremos diferentes terras e estarmos sempre presentes nas festas mais conhecidas da região”, garante Carlos Moreira.

No futuro, o grupo pretende crescer e passar o espírito da terra a novos elementos. “Queremos que o grupo seja composto por vinte elementos ou talvez mais, mesmo sabendo - eu e o Vitor Silva - que não é uma tarefa fácil, porque algumas pessoas nunca tinham tocado bombo ou caixa, mas estamos todos aqui para aprender”.

Mais do que um grupo musical, os Grupo de Bombos 4635 Vila Boa de Quires são uma celebração da amizade, da tradição e da vontade de manter viva uma herança cultural que se quer passada de geração em geração.