logo-a-verdade.svg
Sociedade
Leitura: 1 min

DECO PROteste lança linha de apoio a vítimas dos incêndios florestais

A DECO PROteste disponibilizou, a partir desta terça-feira, 26 de agosto, uma linha telefónica dedicada a apoiar famílias, empresas e indivíduos afetados pelos incêndios florestais que devastaram, especialmente, as regiões Norte e Centro de Portugal durante o mês de agosto.

Redação

O contacto pode ser feito através do número 211 215 656.

A iniciativa visa esclarecer dúvidas, orientar e apoiar os consumidores na recuperação de prejuízos e na defesa dos seus direitos, face aos danos provocados pelos incêndios, que consumiram florestas, campos agrícolas, habitações, viaturas e meios de subsistência, deixando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade.

A linha de apoio da DECO PROteste disponibiliza assistência técnica e jurídica em diversas áreas:

  • Seguros: esclarecimentos sobre a ativação de seguros de incêndio (habitação e recheio), procedimentos em caso de falta de documentação e participação de sinistros em seguros automóveis.

  • Apoios governamentais: informação sobre apoios à reconstrução de habitações até 100% (até 250 mil euros) e compensações de prejuízos agrícolas até 10 mil euros.

  • Emprego e negócios: orientação sobre apoios à tesouraria para pequenos negócios, lay-off simplificado e incentivo financeiro extraordinário para trabalhadores independentes afetados.

  • Saúde: esclarecimentos sobre isenção de taxas moderadoras e dispensa gratuita de medicamentos.

  • Outros apoios: informação sobre apoios financeiros para carência económica e alimentação animal.

"Estamos profundamente solidários com todas as famílias que perderam os seus bens e meios de subsistência nestes incêndios. A DECO PROteste sente que é seu dever apoiar a população neste momento tão difícil", afirmou Nuno Pais de Figueiredo, porta-voz da DECO PROteste.

A associação sublinha o compromisso em defender os interesses dos consumidores e em contribuir para a recuperação das comunidades afetadas.