O Boavista SAD anunciou, esta quarta-feira, 10 de julho, a entrada num “processo de insolvência para recuperação económico-financeira”, na sequência da “não aprovação do Plano Especial de Revitalização (PER)” e da “incapacidade de cumprir as condições para o licenciamento desportivo para a Liga 2 na época 2025/2026”.
Em comunicado, a SAD axadrezada esclarece que o licenciamento para a Liga 3 "também está em risco devido a exigências de credores públicos", apesar do pagamento de quase 5 milhões de euros ao Estado desde junho de 2024.
A atual administração, que assumiu funções em maio, afirma que tem gerido o clube com rigor, “cumprindo obrigações fiscais e a maioria dos compromissos financeiros correntes”.
No plano desportivo, a mesma gestão refere ter resolvido problemas anteriores, como “as limitações de inscrição de novos atletas, permitindo o reforço da equipa principal".
No entanto, a SAD aponta que os constrangimentos acumulados entre 2019 e 2023, como o aumento da dívida fiscal e processos judiciais, inviabilizaram uma solução extrajudicial: "A despromoção administrativa e a ausência de soluções equilibradas levaram à declaração de insolvência com vista à recuperação".
A decisão foi formalizada no Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia.
Apesar do cenário delicado, o clube garante que já iniciou os trabalhos de preparação da nova temporada: "O plantel principal já começou os exames médicos para a próxima época".
A SAD termina com uma garantia de compromisso e ambição para o futuro: "A administração e o acionista maioritário reafirmam o compromisso com a recuperação total da sociedade, independentemente da divisão em que o clube venha a competir, prometendo liderar esta nova fase com rigor, transparência e ambição para um futuro sólido e sustentável".
Entretanto, caso o Boavista não consiga a inscrição na Liga 3, a vaga poderá ser ocupada pelo Marco 09, terceiro melhor classificado do Campeonato de Portugal em 2024/2025, que está de sobreaviso para integrar a competição profissional.