logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 2 min

Penafiel dedica um mês à Lampreia com o regresso da Rota e do Festival a Entre-os-Rios

O concelho volta a celebrar um dos seus produtos mais identitários a partir de 27 de fevereiro. A programação divide-se entre uma rota por 15 restaurantes locais e um festival no Cais de Entre-os-Rios, em março.

Redação

O município de Penafiel volta a destacar-se no panorama nacional com o regresso de duas iniciativas dedicadas à promoção da lampreia. O objetivo passa por cruzar a tradição à mesa com a forte identidade ribeirinha do território, banhado pelos rios Douro e Tâmega.

A Rota da Lampreia é a primeira a arrancar. Entre 27 de fevereiro e 29 de março, a iniciativa vai envolver 15 restaurantes aderentes do concelho, que passam a incluir e a destacar esta iguaria nas suas ementas ao longo de um mês.

O ponto alto da celebração acontece no fim de semana de 20, 21 e 22 de março, com a realização do Festival da Lampreia. O evento terá lugar no emblemático Cais de Entre-os-Rios, reunindo num espaço comum diversos restaurantes para proporcionar a degustação deste prato tradicional aos visitantes.

Uma tradição com raízes históricas

Em Penafiel, a ligação à lampreia vai muito além da restauração, sendo um território onde o produto se vive "da venda ao prato". As memórias do concelho guardam a tradição da sua captura, uma prática que era comum antes da subida das águas do rio Tâmega, provocada pela construção da barragem local.

Para Pedro Cepeda, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, a aposta neste produto é estratégica. “A Rota e o Festival da Lampreia são iniciativas que traduzem a identidade de Penafiel e a nossa ligação aos rios e à gastronomia tradicional. Para além de promovermos um produto único, estamos a valorizar os nossos restaurantes, a dinamizar a economia local e a afirmar o concelho como um destino gastronómico de referência no país”, sublinha o autarca.