logo-a-verdade.svg
Celorico de Basto
Leitura: 0 min

Rotary Club de Celorico de Basto assinala Transmissão de Mandato e inicia novo ciclo de liderança

O Rotary Club de Celorico de Basto realizou, no passado dia 8 de julho, a cerimónia de transmissão de mandatos, marcando o encerramento de um ciclo presidido por Filomena Esteves e o início de uma nova etapa sob a liderança de Jorge Reis.

Redação

A ocasião, considerada um dos momentos mais simbólicos da vida rotária, decorreu com espírito de continuidade e compromisso com os valores do movimento Rotary, assente no lema “Servir para Transformar Vidas”.

Durante o seu mandato (2024–2025), Filomena Esteves liderou uma vasta gama de projetos de carácter social, educativo e humanitário, destacando-se:

  • A consolidação do Banco de Cadeiras de Rodas, com dezenas de equipamentos disponibilizados à comunidade;

  • A 7.ª edição dos Rastreios Visuais a crianças do 1.º ano, em parceria com a Universidade do Minho;

  • A entrega de Prémios de Mérito Escolar, promovendo o reconhecimento da excelência académica no concelho;

  • A realização do Encontro Biodivertido, evento solidário com foco na erradicação da poliomielite;

  • O projeto internacional Rotary Educa, em colaboração com o Rotary Club Ossobô de São Tomé e Príncipe, que já possibilitou a formação de 13 jovens são-tomenses em Celorico de Basto;

  • A doação anual de cerca de 5.000 livros à Biblioteca Nacional de São Tomé e a dinamização de ações de formação técnica em bibliotecas locais;

  • O reforço do Rotaract Club de Celorico de Basto, com destaque para iniciativas como “Um brinquedo, um amigo”.

Sob a sua liderança, o clube ampliou a sua visibilidade, consolidou parcerias locais e internacionais e demonstrou que, mesmo num território do interior, é possível pensar e agir com impacto global.

Na cerimónia de tomada de posse, Jorge Reis assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, reforçar a dinâmica do clube e aprofundar o envolvimento com a comunidade.

“É com orgulho que recebo este desafio e com responsabilidade que abraço tudo o que já foi construído. O nosso clube é exemplo de ação e compromisso. Vamos dar seguimento ao que foi feito, alargar parcerias, envolver mais jovens e continuar a fazer a diferença – cá e além-fronteiras”, afirmou o novo presidente.

A par da mudança na liderança rotária, também o Rotaract Club de Celorico de Basto procedeu à sua transição de mandato, com Afonso Reis a ceder o lugar a Mariana Alves na presidência do clube jovem.

Esta dupla transição representa uma continuidade estratégica e a reafirmação do compromisso do Rotary e do Rotaract de Celorico de Basto com o serviço à comunidade, a formação cívica dos jovens e a promoção de valores como a solidariedade, o companheirismo e a cidadania ativa.