logo-a-verdade.svg
Valongo
Leitura: 3 min

Valongo celebra tradição e cultura local com Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista

O município de Valongo promove, entre os dias 29 de maio e 1 de junho, mais uma edição da Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista, que decorre no eixo histórico da cidade e pretende valorizar a tradição local da panificação, dinamizar a economia e envolver a comunidade num ambiente cultural e festivo.

Redação

Organizada pela Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, esta iniciativa visa preservar a herança histórica do fabrico de pão, regueifa e biscoito, produtos fortemente enraizados na identidade do concelho. Desde a sua criação em 2014, a feira tem vindo a crescer em dimensão, sendo atualmente reconhecida como um dos maiores eventos nacionais dedicados à panificação.

Durante quatro dias, padeiros, biscoiteiros, artesãos e associações culturais recriam o ambiente do século XIX, dando vida às ruas e praças do centro da cidade. O Mercado Oitocentista, instalado numa das praças centrais, reforça a vertente histórica da iniciativa com recriações, exposições, teatro de rua, desfiles, gastronomia e espetáculos musicais.

A abertura oficial está marcada para dia 29 de maio, às 14h45, junto ao Museu Municipal de Valongo, com o Hino da Regueifa e do Biscoito interpretado por Gisela Afonso. Segue-se o Desfile Alegórico de Escolas, com a participação de todos os agrupamentos escolares e estabelecimentos de ensino particular do concelho.

Entre os momentos mais emblemáticos da programação, destacam-se a Cerimónia da Bênção do Pão de Santo António, o Cortejo dos Ofícios, o VIII Capítulo da Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, um showcooking conduzido pela Chef Justa Nobre, a Procissão de Santo António dos Almocreves e o Concurso da Melhor Regueifa e Melhor Biscoito da Feira.

A animação musical está garantida com concertos dos Três Bairros, Chico da Tina, Os Quatro e Meia, e Augusto Canário com a Banda Musical de São Martinho do Campo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, esta é uma celebração profundamente enraizada na comunidade: “É impressionante a adesão de padeiros, biscoiteiros, doceiros, escolas, associações e comerciantes. Esta festa tem alma e é, acima de tudo, da comunidade e para a comunidade”, salientando também o impacto social positivo na luta contra o isolamento.

A iniciativa decorre em várias artérias centrais da cidade, que estarão encerradas ao trânsito, nomeadamente no Largo do Centenário, Rua de S. Mamede, Praça Dr. Nunes da Ponte, Parque da Senra e Rua de Sousa Paupério.