logo-a-verdade.svg
Lousada
Leitura: 1 min

Lousada celebra os 52 anos da Revolução de Abril com programa cultural vasto durante todo o mês

O Município de Lousada preparou uma programação abrangente para assinalar o 52.º aniversário da Revolução dos Cravos. Sob o mote da liberdade e da memória histórica, as iniciativas decorrem de 2 a 30 de abril, espalhando-se por diversos equipamentos culturais e educativos do concelho.

Redação

Exposições e Reflexão Histórica

O programa arranca com um forte pilar documental e expositivo:

  • "Censura no Estado Novo – A imprensa periódica local e regional": Esta mostra será inaugurada no dia 14 de abril, às 18h00, na Biblioteca Municipal.

  • Debates e Literatura:17 de abril, a Escola Secundária de Lousada recebe a apresentação do livro “Atlas Histórico do 25 de Abril”, de José Matos.

  • Testemunhos Diretos: No dia 21 de abril, o Coronel Sousa e Castro, capitão de Abril, protagoniza uma palestra no Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, em Nogueira.

Música e Artes de Palco

A vertente performativa assume um papel central nas comemorações com diversos destaques no Auditório Municipal:

  • Bárbara Tinoco: Apresenta “Conversas com Música” no dia 17.

  • Carlos Mendes: Celebra “60 Anos de Canções” na noite de 24 de abril.

  • Samuel Úria: Encerra a noite do dia 25 com um concerto às 21h30.

  • Oficinas e Teatro: O Núcleo de Imprensa de Lousada dinamiza a oficina “Páginas de Liberdade” no dia 18 (10h00). No dia 25, o Teatro D. Roberto, pela Associação Limite Zero, anima o Parque Urbano Dr. Mário Fonseca.

O Dia 25 de Abril: O Ponto Alto das Celebrações

No sábado, dia 25 de abril, as cerimónias protocolares e festivas concentram-se no centro da vila:

  1. 10h00: Hastear das bandeiras nos Paços do Concelho com a participação da Banda Filarmónica de Lousada.

  2. 11h00: Concerto “Anónimos de Abril” com José Fialho Gouveia, Rogério Charraz e Joana Alegre, na Casa da Juventude.

  3. 14h30: No Parque Urbano, música e poesia com José Fanha e Daniel Completo no espetáculo “Zeca Cantado e Contado”.

Encerramento e Homenagem

As atividades prosseguem no domingo, 26 de abril, com a caminhada “Vila Livre”, que parte às 09h30 do Parque Urbano. O encerramento oficial das comemorações ocorre no dia 30 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal, com a exibição do documentário “A Cor da Liberdade”, uma homenagem ao preso político José Pedro Soares.