logo-a-verdade.svg
Paredes
Leitura: 5 min

Município de Paredes inicia obra do novo Campo do Futebol Clube de Cete

Teve início esta segunda-feira, dia 14 de julho, a obra de construção do novo Campo do Futebol Clube de Cete, em Paredes, com a assinatura do auto de consignação da empreitada.

Redação

O novo equipamento desportivo ficará situado na Rua Belo Horizonte, em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Cete, e integra o alargamento do Parque Urbano da freguesia, inaugurado em 2020.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, do presidente da Junta de Freguesia de Cete, Adriano Rocha, do presidente do Futebol Clube de Cete, Rafael Sousa, bem como do empreiteiro responsável pela obra.

Segundo Alexandre Almeida, trata-se de uma intervenção que será realizada em duas fases. A primeira fase agora iniciada inclui a modelação do terreno, construção de muros de suporte, e execução de infraestruturas de escoamento de águas pluviais e saneamento. “É uma obra para até finais de outubro, novembro, estar concluída”, indicou o autarca, acrescentando que “nessa fase entra logo a segunda fase, que é a fase de conclusão em si, a fase da construção, quer da bancada quer do campo”.

O presidente da câmara confirmou ainda a intenção de inaugurar o novo campo em janeiro de 2027, coincidindo com os 80 anos do clube. “Nós queríamos inaugurar isto nos 80 anos do Cete”, afirmou.

A escolha do local prende-se não só com a proximidade ao campo atual — que será requalificado para apoio à formação — mas também com a intenção de integrar o equipamento desportivo no Parque Urbano de Cete. “Essa obra não é só um campo de futebol, esta obra é um alargar do parque urbano de Cete”, referiu Alexandre Almeida, sublinhando que o campo estará fisicamente ligado ao parque e que, nas traseiras da bancada, está previsto um bar de apoio voltado para essa zona verde.

O valor da primeira fase ronda os 400 mil euros, estando a segunda fase orçada em cerca de 1,5 milhões de euros.

Para o presidente do Futebol Clube de Cete, Rafael Sousa, este é “o culminar de um trabalho de praticamente cinco anos”, iniciado com a entrada da atual direção em setembro de 2020. “Era o principal objetivo da direção que eu presido, criar condições físicas para o futuro do clube”, afirmou, sublinhando o papel do município e da junta de freguesia no desenvolvimento do projeto.

O local agora escolhido foi, segundo Rafael Sousa, o primeiro a ser identificado como o mais adequado, tendo em conta a proximidade ao campo existente. “A ideia é criarmos ali a nossa academia de formação até aos 12, 13 anos e depois todos os atletas de maior idade passarem para o complexo, e também receber aqui a nossa equipa sénior”.

Rafael Sousa destacou ainda a vontade de que a inauguração ocorra nos 80 anos do clube, meta que lançou ao executivo camarário. “Acho que será uma data marcante para todos os cetenses”, referiu, agradecendo aos sócios, patrocinadores, atletas e encarregados de educação o apoio contínuo ao clube, mesmo perante as atuais limitações de infraestruturas.

Também Adriano Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Cete, considerou o momento como histórico, lembrando que o projeto tem vindo a ser preparado “no mínimo há quatro anos”. “Era um dos compromissos eleitorais. Queríamos realizá-lo muito mais cedo, mas é o possível, porque são projetos que demoram muito tempo, são obras complicadas e complexas”, afirmou.

O autarca local destacou ainda que este é o “melhor local que podíamos ter”, não só pelo enquadramento com o parque urbano já existente, mas pelo potencial de desenvolvimento de outras valências no futuro. “Está projetado no meio do bosque um parque com padel e também aparelhos ao ar livre de ginástica. Isto é um projeto mesmo de grande dimensão”, concluiu.

A conclusão do complexo desportivo está prevista para janeiro de 2027.