logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 4 min

Feirense dá volta ao resultado e vence Penafiel fora de casa na II Liga

Equipa de Santa Maria da Feira venceu por 2-1, após reviravolta ainda no primeiro tempo, em Penafiel

Redação

O Feirense triunfou este sábado, 19 de abril, no Estádio Municipal 25 de Abril, ao vencer o Penafiel por 2-1, em jogo da 30.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, graças a uma reviravolta concretizada nos minutos finais da primeira parte.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 25 minutos, por intermédio de Reko, mas permitiu a recuperação do adversário ainda antes do intervalo. Cristian Ponde empatou aos 44 e Leandro Antunes selou a reviravolta aos 45+8, de grande penalidade.

Penafiel entra melhor, mas volta a ceder vantagem

Num duelo entre equipas que procuravam manter viva a esperança de acesso à Liga principal, o Penafiel entrou mais pressionante e acabou por inaugurar o marcador com um excelente remate cruzado de Reko, à entrada da área, sem hipótese para o guarda-redes Cañizares.

Contudo, o Feirense reagiu com maturidade e eficácia. A formação orientada por Vítor Martins — ausente do banco devido a castigo, tendo sido substituído por Diogo Santos — equilibrou o encontro e chegou ao empate aos 44 minutos. Após uma boa jogada pelo lado direito, Leandro Antunes assistiu Cristian Ponde, que finalizou à boca da baliza.

O momento decisivo surgiu já no prolongamento da primeira parte, quando o árbitro Gonçalo Neves assinalou penálti por mão de Rúben Pereira na área penafidelense. Leandro Antunes converteu com frieza e colocou o Feirense em vantagem antes da ida para os balneários.

Segunda parte sem golos e com expulsão penalizadora

O Penafiel tentou reagir no segundo tempo e esteve perto de empatar aos 63 minutos, quando André Silva cabeceou à trave após canto. No entanto, a missão complicou-se aos 69 minutos com a expulsão direta de João Miguel, por travar Cristian Ponde quando este se isolava rumo à baliza.

Em inferioridade numérica, a equipa da casa viu-se limitada nas tentativas de recuperar o resultado, somando a quinta derrota consecutiva — a pior fase da sua temporada.

Situação na tabela

Com esta vitória, o Feirense sobe provisoriamente ao sexto lugar, com 45 pontos, ficando a apenas três do terceiro posto, ocupado pelo Alverca, que ainda não jogou nesta ronda. Já o Penafiel permanece no nono lugar, com 43 pontos, e vê as suas aspirações à subida cada vez mais distantes.

Ficha de jogo

Local: Estádio Municipal 25 de Abril, Penafiel
Resultado: Penafiel 1-2 Feirense
Ao intervalo: 1-2

Marcadores:

  • 1-0: Reko (25’)

  • 1-1: Cristian Ponde (44’)

  • 1-2: Leandro Antunes (45+8’, gp)

Penafiel: Filipe Ferreira, Miguel Maga, Rúben Pereira, João Miguel, Gustavo Fernandes, Reko, Ewerton, Tiago Rodrigues, André Silva, Pedro Vieira, Zé Leite
Suplentes utilizados: Bruno Pereira, Hélder Suker, Sodiq Fatai, Chico Teixeira, Diogo Brito
Treinador: Hélder Cristóvão

Feirense: Lucas Cañizares, Cristian Tassano, Emanuel Fernandes, Filipe Almeida, Diga, Carlos Rentería, Jorge Pereira, Washington, Rúben Alves, Leandro Antunes, Cristian Ponde
Suplentes utilizados: Zé Ricardo, José Macedo, Steven Petkov, Olamide Shodipo
Treinador: Vítor Martins (substituído por Diogo Santos)

Disciplina:

  • Amarelos: Pedro Vieira (10’), Cristian Tassano (57’), Filipe Almeida (60’), Cristian Ponde (74’), Reko (75’), Bruno Pereira (90+3’)

  • Vermelho direto: João Miguel (69’)

Assistência: Cerca de 1.000 espetadores