logo-a-verdade.svg
Castelo de Paiva
Leitura: 3 min

Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão visitou Castelo de Paiva e destacou impacto social do Projeto VIDA

A Escola E.B. 1 de Oliveira do Arda, em Castelo de Paiva, recebeu a Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques, que ao longo do dia 23 de abril visitou vários projetos do CLDS 5G – Contrato Local de Desenvolvimento Social.

Redação

Em Castelo de Paiva, a secretária de Estado teve a oportunidade de observar o trabalho levado a cabo pelo Projeto VIDA, o CLDS coordenado pela ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira).

Carla Marques foi recebida pelos alunos da E.B. 1 de Oliveira do Arda e alguns idosos que se juntaram aos mais novos para lhes ensinar alguns jogos tradicionais. A interação entre as duas gerações serviu como exemplo das várias atividades realizadas através do Projeto VIDA que procura realizar ações junto da população do concelho.

A Secretária de Estado demonstrou-se “muito satisfeita com esta visita” pelos vários projetos do CLDS 5G, salientando que: “É extraordinária a importância que estes projetos têm na vida das pessoas”. Confiante de que estas iniciativas fazem “a diferença nas comunidades”, Carla Marques revelou alguns dos testemunhos das pessoas envolvidas nestes projetos: “Passaram a ter uma nova vida”.

A responsável pela área da Ação Social e da Inclusão realça também o envolvimento dos municípios durante estas ações, acrescentando que é graças a este esforço de colaboração entre instituições que “a comunidade consegue viver de uma forma mais digna e feliz”.

O presidente do concelho de Castelo de Paiva, José Rocha, reforçou as palavras da secretária de Estado dizendo: “Sem dúvida que este trabalho elaborado aqui pelo CLDS 5G é fundamental para diminuir as desigualdades, mas também para dar algum conforto, principalmente aos idosos e os mais novos”.

As ações do Projeto VIDA têm-se demonstrado “fundamentais para conseguirmos combater o isolamento de pessoas com alguma idade. E através desta dinâmica os mais velhos conseguem transmitir o seu conhecimento, mas também, passar o seu dia a dia com mais conforto, isso sem dúvida é o que nós aqui pretendemos garantir”, frisa o autarca.