logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 0 min

Turismo no Norte de Portugal cresce acima da média nacional, revela TPNP na QSP Summit

O turismo na região Norte está a registar um crescimento "bem acima da média nacional" em 2025, anunciou esta quinta-feira o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, durante o último dia da QSP Summit, a decorrer na Exponor, em Matosinhos.

Redação

"Estamos a bater recordes: 7,4 milhões de turistas no ano passado e a crescer cerca de 8% nestes primeiros meses, e aqui vem a tal competiçãozinha com as regiões: a crescermos bem acima da média nacional", afirmou o responsável, sem especificar o período exato a que se referia.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 2025 os proveitos totais do alojamento turístico em Portugal aumentaram 4,8%, atingindo 956 milhões de euros. No mesmo período, registaram-se 5,7 milhões de hóspedes (+2,3%) e 13,4 milhões de dormidas (-0,5%), sendo o recuo justificado pela diferente calendarização da Páscoa face ao ano anterior. No último trimestre de 2024, os hóspedes e dormidas tinham crescido 6,6% e 4,6%, respetivamente.

Durante a sua intervenção, Luís Pedro Martins destacou a importância da QSP Summit para o posicionamento estratégico da região no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições).

"Ter a QSP Summit no Norte é tão estratégico porque não é apenas um evento de prestígio. É uma âncora que visa atrair mais congressos, mais feiras e mais eventos internacionais", referiu, reforçando que se trata de um “evento âncora do destino Porto e Norte”.

Para o presidente da TPNP, a região tem “todas as condições” para se afirmar como um centro de excelência no segmento MICE, graças à sua acessibilidade, infraestruturas modernas, um aeroporto internacional com 110 rotas operadas por mais de 30 companhias aéreas, e uma oferta cultural e gastronómica diversificada e de qualidade.

A QSP Summit, que este ano decorre sob o tema The New Strategic Drivers (Os Novos Motores Estratégicos), arrancou oficialmente na terça-feira no Porto e termina hoje na Exponor. A conferência propôs uma reflexão sobre os principais fatores que estão a transformar as organizações, abordando temas como cultura, tecnologia, estratégia, comunicação, educação, ética e performance.