logo-a-verdade.svg
Desporto
Leitura: 3 min

Filipe Teixeira é o novo treinador do FC Lagares: “Queremos consolidar o nosso lugar na Divisão de Elite”

Clube de Felgueiras aposta na experiência do técnico, de 41 anos, para afirmar-se no segundo escalão da AF Porto.

Filipe Teixeira é o novo treinador do FC Lagares, emblema do concelho de Felgueiras, que na época 2025/2026 voltará a disputar a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AF Porto). 

O treinador, de 41 anos, sucede a João Ribas e regressa ao ativo após um ano de pausa. O último clube que orientou foi o CRCD Varziela,  em 2023/2024.

Com um percurso consolidado nas competições distritais - onde passou por AD Lousada, Caíde de Rei SC, AD Baião e CRP Barrosas, tendo ao serviço deste último conquistado uma Taça AF Porto - , Filipe Teixeira encara este novo desafio como um projeto de afirmação.

"Trata-se de um clube aqui da zona de Felgueiras, da minha área de residência, que ao longo dos últimos 15 a 20 anos tem vindo a crescer de forma sustentada, sempre com o mesmo presidente. O convite que recebi foi não só para garantir os objetivos desportivos, mas também para ajudar o clube a crescer internamente", afirmou o técnico. 

“Queremos fazer do FC Lagares um verdadeiro clube da Elite. Sabemos que somos o clube com menos experiência, o mais pequeno da divisão, com menos história, mas queremos consolidar o nosso lugar nesta divisão”, acrescentou.

A preparação para a nova época já está em marcha e o plantel sofrerá mudanças significativas. 

“Haverá alterações em cerca de 50% do grupo. Alguns jogadores saíram por iniciativa própria, mas mantemos quase todos os que somaram mais minutos nos últimos anos. Entraram dez reforços e a estrutura técnica também foi reforçada”, adiantou Filipe Teixeira.

A nova equipa técnica contará com Renato Freitas e Igor Maias, como adjuntos, Pedro Silva, como responsável pelo treino dos guarda-redes, e Hugo Teles, como fisioterapeuta.

Apesar de ainda distante do arranque oficial da competição, o treinador antevê um campeonato equilibrado e competitivo.

“A nível distrital, os investimentos mudam muito de época para época, e é difícil identificar favoritos claros. Há equipas com tradição e outras que estão a fazer apostas fortes. Com quatro descidas e apenas duas subidas, a margem de erro será mínima e a luta ponto a ponto promete ser intensa. Prevê-se um campeonato muito difícil”, antecipa.

O FC Lagares já arrancou com os trabalhos de pré-época.