logo-a-verdade.svg
Penafiel
Leitura: 3 min

Penafiel inaugura requalificação de ruas no Centro Histórico

A Câmara Municipal de Penafiel inaugurou esta sexta-feira a requalificação de várias ruas do Centro Histórico, num investimento de cerca de 320 mil euros. A intervenção abrangeu a Rua do Sacramento, Rua do Carvalhal, Travessa do Carvalhal, Travessa da Matriz, Travessa dos Fornos, Rua Faião Soares e a Rua do Bom Retiro.

Redação

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Antonino de Sousa, tratou-se de um investimento que “vai muito para além daquilo que é visível”. O autarca destacou que, além da melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade, em especial para pessoas com dificuldades de locomoção, idosos ou famílias com crianças, a obra resolveu também “problemas antigos, de águas pluviais e de saneamento, que ficaram devidamente organizados”.

Antonino de Sousa sublinhou ainda a importância desta intervenção para a valorização do Centro Histórico: “Esta é, de facto, a área e a zona mais nobre da nossa cidade, foi aqui que nasceu a cidade de Penafiel, aqui é verdadeiramente o centro histórico, que durante muitos anos esteve um bocadinho voltado ao esquecimento, mas que agora se requalificou e ganha uma outra dignidade.”

O autarca lembrou que muitos visitantes tinham como referência a Igreja Matriz, situada nesta zona, e que “ficavam um bocadinho desencantados com aquilo que encontravam”, algo que considera resolvido com esta requalificação. “É positivo para os moradores, antes de mais, mas é muito importante também para todos aqueles que nos visitam, para esta marca que nós queremos que Penafiel assuma cada vez mais como uma cidade de referência regional e do norte do país”, afirmou.

Questionado sobre futuras intervenções, Antonino de Sousa garantiu que o município tem um plano de continuidade: “Temos um plano de intervenções de requalificação aqui na cidade, que com certeza irão ser continuadas, mas naturalmente que neste mandato foi aquilo que foi possível fazer. Por isso, quisemos vir aqui hoje visitar a obra e ouvir também a opinião dos moradores, que estão de facto satisfeitos com a intervenção que realizamos.”

O presidente da Câmara acrescentou que a requalificação contou com financiamento comunitário e com verba do orçamento municipal, no âmbito da área de reabilitação urbana. “O importante é que está feita, está concluída e a cidade ficou mais bonita também”, concluiu.