O ex-jogador e atual diretor do futebol profissional dos ‘dragões’ sentiu-se mal no centro de treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia, tendo sido assistido no local e transportado de urgência para o Hospital de São João, no Porto, onde viria a ser declarado o óbito.
Figura incontornável da história do FC Porto, Jorge Costa representou o clube em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005, tendo sido capitão durante várias épocas e protagonizado algumas das maiores conquistas do emblema azul e branco. Entre os títulos alcançados contam-se uma Liga dos Campeões (2004), uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Pela seleção principal portuguesa somou 50 internacionalizações e dois golos, tendo ainda sido campeão do mundo de sub-20 em 1991.
O FC Porto manifestou profundo pesar pelo falecimento do seu antigo capitão, destacando os valores de entrega, liderança e paixão que Jorge Costa sempre demonstrou. Em comunicado, o clube afirmou que o legado de Jorge Costa “permanecerá sempre vivo na memória de todos os portistas”.