logo-a-verdade.svg
Porto
Leitura: 3 min

Cerimónias públicas de despedida a Jorge Costa decorrem hoje a partir das 15h00 no Estádio do Dragão.

Jorge Costa, antigo defesa central e capitão do Futebol Clube do Porto, faleceu esta terça-feira, 5 de agosto, aos 53 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

Redação

 O ex-jogador e atual diretor do futebol profissional dos ‘dragões’ sentiu-se mal no centro de treinos do Olival, em Vila Nova de Gaia, tendo sido assistido no local e transportado de urgência para o Hospital de São João, no Porto, onde viria a ser declarado o óbito.

Figura incontornável da história do FC Porto, Jorge Costa representou o clube em 383 jogos oficiais entre 1992 e 2005, tendo sido capitão durante várias épocas e protagonizado algumas das maiores conquistas do emblema azul e branco. Entre os títulos alcançados contam-se uma Liga dos Campeões (2004), uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Pela seleção principal portuguesa somou 50 internacionalizações e dois golos, tendo ainda sido campeão do mundo de sub-20 em 1991.

O FC Porto manifestou profundo pesar pelo falecimento do seu antigo capitão, destacando os valores de entrega, liderança e paixão que Jorge Costa sempre demonstrou. Em comunicado, o clube afirmou que o legado de Jorge Costa “permanecerá sempre vivo na memória de todos os portistas”.

As primeiras homenagens surgiram ainda durante a tarde da passada terça-feira junto ao Estádio do Dragão, onde adeptos depositaram bandeiras, estandartes, mensagens e fotografias em memória do ex-jogador. Uma das imagens mais marcantes exibidas foi a de Jorge Costa a erguer a Liga dos Campeões em 2004, acompanhada pela inscrição “Eterno Capitão”.

As cerimónias públicas de despedida decorrem esta quarta-feira, dia 6 de agosto, entre as 15h00 e as 22h00, no Estádio do Dragão, com entrada pelo Parque 1, aberta a sócios, adeptos e público em geral.

O funeral realizar-se-á na quinta-feira, dia 7 de agosto, às 10h30, na Igreja de Cristo Rei, no Porto. A missa de sétimo dia está marcada para terça-feira, 12 de agosto, às 19h00, no mesmo local. A romagem ao Cemitério de Agramonte acontecerá após a cerimónia fúnebre.

O desaparecimento de Jorge Costa motivou manifestações de pesar e consternação por parte de adeptos e antigos companheiros, sendo amplamente reconhecido como um símbolo maior do FC Porto e do futebol português.